Veja aqui os principais benefícios para frangos de corte
Cecília Donata Silva de Oliveira
Nutrição de precisão Capri23auto por Pixabay
A produção avícola no Brasil
O Brasil é um, pais de destaque na produção de carne de frango, dentre todas as vertentes que vem sido trabalhadas para promover tal produtividade a nutrição tem contribuído significativamente. Conhecer o valor nutricional de cada ingrediente da dieta alinhando com a exigência nutricional de cada fase de criação, possibilitou a redução de gastos com o uso incorreto dos alimentos além de maximizar o desempenho das aves.
Ingredientes utilizados na produção avícola
Apesar de certa tendência em utilizar subprodutos da indústria na alimentação animal, sendo este uma alternativa viável, a produção animal na totalidade ainda é muito dependente de alimentos como milho e soja. Estes alimentos são encontrados no mercado com uma grande desuniformidade no quesito, qualidade e composição química. A variação existente dentro destes produtos é o principal problema enfrentado, pois compromete a qualidade da ração e o desempenho das aves.
Nutrição de precisão
Pensando em reduzir tais problemas quanto a variação na qualidade dos ingredientes, visando reduzir futuros prejuízos que uma dieta superestimada ou subestimada poderia trazer para produtores. A nutrição de precisão baseia-se em conhecer as exigências nutricionais de cada fase de criação e cada lote de animais e conhecer também a composição bromatológica de cada ingrediente que irá ser utilizado na ração dos animais, permitindo assim que nutricionistas formulem dietas perfeitamente balanceadas. Prática esta que proporciona benefícios como:
- Maximizar o desempenho das aves;
- Evitar que excesso de ingredientes sejam eliminados na excreta das aves;
- Formular dietas de custo mínimo;
- Melhoria sob ganho de peso e conversão alimentar;
- Maior rentabilidade do sistema.
A nutrição representa um dos maiores custos do sistema de produção, melhorias na formulação de rações pode determinar o sucesso da produção avícola. O milho é um ingrediente de grande inclusão na dieta de frangos de corte, sendo responsável por fornecer grande parte de energia metabolizável (EM) e fonte de aminoácidos para os animais. Determinar a EM para frangos de corte, é importante uma vez que este é utilizado no cálculo de rações para aves.
Tabela1 – Contribuição média do milho em rações de frango de corte.
A composição química dos alimentos pode ser encontrada facilmente em tabelas, porém a desuniformidade encontrada nos alimentos torna o uso de tabelas inviável. Para atingir uma formulação de ração precisa, torna-se necessário conhecer a composição química dos alimentos a serem utilizados e a exigência nutricional do lote de animais, respeitando sempre a viabilidade econômica e a sustentabilidade do meio ambiente.
Como aplicar o conceito de nutrição de precisão
Para aplicar a nutrição de precisão, alguns pilares devem ser considerados, tais como:
- Avaliar o potencial nutritivo de cada ingrediente da ração;
- Avaliar de forma precisa a exigência nutricional dos animais;
- Formular dietas balanceadas, evitando nutrientes em excesso;
- Ajuste da fonte alimentar e concentração de nutrientes, para atender a necessidade do lote.
O primeiro passo para adotar o sistema de nutrição de precisão, é conhecer o lote de animais bem como a sua exigência nutricional, para isso ferramentas como anotações zootécnicas se tornam de extrema importância.
Escolha de um laboratório para envio dos alimentos que irão compor a dieta. É necessário realizar uma amostragem representativa dos ingredientes, posteriormente envio para um laboratório idôneo. Tal prática permitirá conhecer o perfil de nutrientes de cada alimento, a análise bromatológica deve ser realizada com frequência, pois pode ocorrer variação no teor de nutrientes ao longo do tempo.
Por fim, escolha de um bom programa de formulação de dietas.
Referências:
UTIMI. NATÁLIA. P.B. NUTRIÇÃO DE PRECISÃO PARA FRANGOS DE CORTE. Tese Doutorado – Apresentada à Universidade de São Paulo, Pirassununga 2016.