Cecília Donata Silva de Oliveira
Alimentação de suínos na fase de creche
A alimentação de representa o maior custo na cadeia produtiva de suínos, se realizada de forma correta, resultará em melhor desempenho dos animais, melhoria na saúde e possibilitará maior retorno econômico ao produtor. Avanços na área de alimentação animal tem por objetivo maximizar a eficiência da utilização dos alimentos e de minimizar os custos de produção. Com isso dietas devem ser precisamente formuladas a fim de atender as exigências nutricionais dos leitões e com isso minimizar os impactos sofridos pelos animais, pois está representa uma fase de desafios impostos aos animais separar os animais da mãe, mistura de lotes e alteração da dieta.
Milho e sorgo
Milho e sorgo são alimentos que possuem relevância na alimentação animais domésticos, em função de sua produtividade e excelente valor nutritivo como elevado conteúdo de carboidratos, principalmente o amido que é altamente digestível. O milho pode chegar a 80% de sua inclusão na dieta de suínos representando o principal componente energético das rações.
O uso de alimentos alternativos como sorgo podem substituir o milho, o sorgo representa uma alternativa em potencial devido ao seu menor custo de produção e um bom aporte de nutrientes, geralmente é possível encontrar este alimento com preço inferior ao milho, sendo possível o seu cultivo em regiões de solos arenosos e clima seco, onde apresenta melhor rendimento de nutriente por unidade de área.
A produção de compostos como tanino que é considerado um fator antinutricional encontrado no sorgo, este composto está presente para reduzir danos causados pelos pássaros à cultura, devido ao sabor adstringente, o tanino torna as rações menos palatáveis e nutritivas, interferindo no metabolismo dos carboidratos e proteínas, porém é possível o uso dos cultivares de sorgo com baixo teor de tanino ou livres deste composto, dentre as principais características do grão de sorgo, podemos encontrar teor de proteína em torno de 8 a 9%, geralmente um pouco superior ao do milho; entretanto a proteína e o amido possuem menor digestibilidade.
Tabela 1 – Dados de desempenho e valores de digestibilidade dos nutrientes das rações dos leitões dos 10 aos 30 kg, contendo diferentes níveis de substituição do milho pelo sorgo.
O uso de sorgo na alimentação de suínos, contribui para redução nos custos de alimentação, esta também pode ser uma alternativa para atender a demanda dos plantéis e a possibilidade de cultivo desta cultura em solos de baixa produtividade. O sorgo sem tanino é uma alternativa em potencial para substituir o milho sem comprometer o desempenho animal.
Referências:
- FIALHO. ELIAS. T. SUBSTITUIÇÃO DO MILHO PELO SORGO SEM TANINO EM RAÇÕES DE LEITÕES: DIGESTIBILIDADE DOS NUTRIENTES E DESEMPENHO ANIMAL. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.1, n.1, p.105-111, 2002.
- ROCHA. LAUDICÉIA. O. SUÍNOS NA FASE DE CRECHE ALIMENTADOS COM RAÇÕES EXTRUSADAS COM OU SEM FLAVORIZANTES: Desempenho e Digestibilidade. Dissertação Mestrado – Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás