Cecília Donata Silva de Oliveira
Cenários da suinocultura no Brasil
A suinocultura percorreu inúmeros processos de aprimoramento, provenientes de pesquisas de profissionais empenhados em aumentar a produtividade, proporcionando rentabilidade ao suinocultor e um produto final de qualidade. Diversas práticas foram aplicadas e aperfeiçoadas para obtermos o produto final de qualidade encontrado hoje.
A produção brasileira de carne suína apresenta um crescimento exponencial, que pode ser atribuído ao aumento do peso médio ao abate. A produção de leitões possui relevância uma vez que o aumento da produtividade se deve a fatores, como porcas altamente prolíficas, resultando em aumento no número de animais abatidos. O manejo adequado de leitões é capaz de gerar aumento da lucratividade do setor.
Desafio do desmame para leitões
A fase de desmame de leitões é uma prática que ocasiona em estresse nos animais e consequentemente resulta em menor desempenho. Listaremos a seguir os principais fatores responsáveis pelo aumento do estresse em leitões recém desmamados.
- Separar os leitões das porcas;
- Mudança de instalações; Alterações na dieta.
Os suínos recém-desmamados, sofrem de maneira atenuada a alterações na dieta, visto que o sistema digestório dos animais não está encontra completamente formado. Sofrendo com a falta de produção de certas enzimas que são responsáveis pela digestão de determinados nutrientes.
Logo os alimentos fornecidos aos animais nesta fase, deve possuir elevada qualidade e alta digestibilidade, além disto é importante submeter estes animais a um período de adaptação a novas circunstâncias, para retornarem ao consumo adequado o mais rápido possível e otimizar o aproveitamento de nutrientes, reduzindo possíveis quedas no desempenho que este período pode exercer sob os leitões.
Uso de palatabilizantes e consumo de ração na fase pós desmame.
A escolha de ingredientes que irão compor a ração de leitões, deve atender ao requerimento de energia, proteínas, minerais e vitaminas. Porém, uma dieta balanceada ainda não seria o suficiente para atender as demandas nutricionais de leitões, principalmente nas duas primeiras semanas de pós desmame, visto que nesta fase o consumo tende a ser reduzido.
Portanto, nesta fase o uso de palatabilizantes, torna-se uma estratégia, que pode apresentar benefícios como estímulo ao consumo de ração, uma vez que leitões são atraídos a consumirem dietas que venham a agradar ao seu paladar. O uso de palatabilizantes se torna uma importante ferramenta capaz de aumentar o desempenho fisiológico e o ganho de peso dos animais.
Palatabilizantes
Aditivos alimentares como os palatabilizantes são utilizada na dieta com finalidade de alterar características organolépticas ou características visuais da ração. Dentro deste mesmo grupo também encontram-se:
- Aromatizantes: Conferem ou intensificam o aroma dos alimentos;
- Corantes ou Pigmentantes: Conferem ou intensificam a cor dos alimentos;
- Palatabilizantes: Obtidos através de processamentos de materiais de origem vegetal ou animal, ao serem adicionados aos alimentos aumentam a sua palatabilidade e aceitabilidade.
Dentre os principais palatabilizantes utilizados, podemos citar o açúcar e edulcorantes. O açúcar é composto do carboidrato sacarose majoritariamente, ele pode ser obtido através da cana-de-açucar e da beterraba, o seu uso na nutrição animal apresenta-se consolidado. Já os edulcorantes apresentam característica sensoriais adoçante assemelhando-se a sacarose e pode ser obtido através de uma diversidade de compostos.
Podemos colocar como vantagens do uso de edulcorante em relação a açúcares o maior poder adoçante dos edulcorantes, necessitando de uma em menor inclusão na dieta, além disto ele apresenta maior estabilidade a condições do meio, como calor e processamentos durante a fabricação das rações.
Tabela 1 – Valores médios do consumo diário de ração (CDR), ganho diário de peso (GDP) e conversão alimentar (CA) de leitões alimentados com dieta controle (DC), dieta com açúcar (DA) e dieta com edulcorante (DE).
O uso de palatabilizantes na dieta, pode oferecer benefícios resultando em aumento do consumo de ração. Amenizar os efeitos negativos em que o período pós-desmame pode ocasionar nos animais, oferece benefícios que irá refletir posteriormente em toda a vida produtiva dos suínos.
Referências:
MARTINEZ. JULIANA. F. PALATABILIZANTES NA DIETA DE LEITÕES RECÉM-
DESMAMADOS. Dissertação Mestrado, Apresentada a faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Universidade de São Paulo – Pirassununga 2012.