Pedro Felipe Martins da Silva UFLA-3rlab
Dentre os inúmeros alimentos utilizados para se fazer a ensilagem se destacam atualmente no Brasil o milho, sorgo, cana de açúcar e capins tropicais e temperados. A seguir segue algumas recomendações de aditivos para as principais forrageiras utilizadas como silagem.
- Milho
É a forrageira mais utilizada para o processo de ensilagem atualmente, apresenta ótimos teores de carboidrato, baixa poder tampão e deve ser colhida com teores de matéria seca (MS) entre 35% e 40%s. Geralmente a bactéria mais utilizada é a lactobacillus plantarum com o intuito de aumentar a concentração de ácido lático e as bactérias heterofermentativas onde a mais utilizada e a lactobacillus buchneri , que tem por finalidade elevar a estabilidade aeróbica da silagem. De maneira geral recomendam-se avanços diários nos silos de no mínimo 15 cm, assim também como uma boa vedação a fim de evitar a deterioração.
- Sorgo
É a forrageira mais indicada para as regiões em que há grande problema relacionado a veranicos prolongados e também indicado para produtores que tem baixa capacidade em adubar a área destinada a produção. Apresenta alta produção de massa verde (40 a 50 toneladas de massa verde por hectare) e bom perfil fermentativo.
- Cana de açúcar
O uso de aditivos ou inoculantes para silagens de cana é de caráter obrigatório, devido a presença da grande população epifítica de leveduras que são grandes responsáveis pelas fermentações alcoólicas que resulta em baixo consumo por parte dos animais. O uso de inoculantes a base de bactérias heterofermentativas tem apresentados bons resultados principalmente quando a inoculação é feita com a lactobacillus buchneri, conferindo menores teores de etanol na silagem e menos perda de matéria seca. Também é observado na pratica que o uso de ureia no processo de ensilagem tem mostrados bons resultados, principalmente associado ao maior teor de proteína bruta e diminuição na população de leveduras.
- Capins tropicais e de clima temperado
No intuito de melhorar o perfil fermentativo da silagem advinda desses materiais é necessário quando possível realizar a pré-secagem (figura 1) em campo dos capins recém-cortados ou adicionar no momento da ensilagem materiais que funcionam como sequestradores de umidade como, por exemplo, a polpa cítrica, farelos em geral e subprodutos da indústria de mandioca, maracujá, etc. Esses aditivos terão a finalidade de aumentar os teores de matéria seca, melhorar a digestibilidade da silagem através da redução dos teores de fibra.
Figura 1- Corte e pré-secagem de capim-elefante.
- Cuidados na aplicação de aditivos
Para que os aditivos possam proporcionar bons resultados é necessário que se leve em consideração alguns aspectos. Quando se tem por finalidade trabalhar com inoculantes microbianos é de vital importância a utilização de água de boa qualidade com ausência de cloro (propriedade antimicrobiana do produto), abrigar os inoculantes em local fresco e na ausência de luz.
Observa-se que há grande interesse por parte dos produtores em utilizar aditivos nas silagens produzidas na propriedade, no entanto o uso deve seguir alguns critérios, como por exemplo a espécie forrageira que se está utilizando, a condição da forragem no momento da ensilagem, preço dos aditivos e a metodologia de utilização. Após o julgamento desses fatores e constatada a real necessidade da aplicação dos mesmos, deve-se proceder aplicação dos mesmos.