Cecília Donata Silva de Oliveira
Um dos métodos mais antigos de conservação de forragem é através da ensilagem, a massa obtida é destinada à alimentação animal. Na pecuária de corte e principalmente na leiteira a silagem possui extrema relevância para alimentação dos animais, um dos principais eventos que ocorrem durante a ensilagem é a fermentação dos carboidratos da forrageira, produzindo entre outros produtos os ácidos orgânicos. A produção de ácidos orgânicos é responsável pela queda do pH que inibe a proliferação de microorganismos que promovem perdas da massa ensilada. O processo de ensilagem ocorre a partir de práticas como:
- Corte;
- Picagem;
- Compactação;
- Deposição do material em uma estrutura ou recipiente (silo).
Dois fatores são relevantes no processo de ensilagem que envolve o ambiente anaeróbio e a queda do pH.
Silagem de milho
O milho é uma das principais culturas utilizadas na confecção de silagem, ele se destaca por possuir elevada produtividade de forragem por área, em um pequeno espaço de tempo e boa aceitação pelos animais. Outro ponto positivo são suas propriedades nutricionais, como a silagem de milho possui alto teor de amido, gastos com concentrados energéticos podem ser reduzidos, a silagem de milho é amplamente adotada em sistemas de produção intensiva.
Alguns aspectos são relevantes no processo de ensilagem, como o tamanho de partícula. A partícula pode ser avaliada através de um conjunto de peneiras denominado ‘Penn State’, partículas longas podem dificultar o processo de compactação do silo.
A compactação deve ser realizada de forma eficiente para promover um meio anaeróbio e evitar que ocorra deterioração. Com o corte de partículas longas, a máquina utilizada pode penalizar a quebra dos grãos de milho e consequentemente reduzir a taxa de digestão do amido.
Já partículas excessivamente pequenas não auxiliam na saúde ruminal dos bovinos, que necessitam que haja um tamanho de partícula adequado para promover salivação, ruminação e motilidade no rúmen, garantindo saúde e longevidade aos animais.
Portanto, um equilíbrio deve ser encontrado entre o tamanho de partículas adequado e disponibilizar o amido contido nos grãos, para isso o momento do corte deve ser monitorado. Além destes fatores pontos como escolha do híbrido, estádio de maturação, solo e clima também são decisivos para obter uma boa silagem de milho. Após abertura do silo a composição bromatológica da silagem deve ser avaliada constantemente.
Taça Brasil de Forragem
Agora que já discutimos um pouco sobre silagem de milho, gostaríamos de apresentar sobre “Taça Brasil de Forragem”, realizado anualmente pelo 3RLAB, buscando esclarecer para os produtores sobre a diferenças nutricionais entre os diversos tipos de forragem, apresentando pontos de melhoria aos produtores. A iniciativa também contribui para a produção de uma boa forragem, consequentemente alcançando nossa maior premissa:
Aumentar a produtividade do Agronegócio Brasileiro!
Para saber mais, clique no link abaixo: https://conteudo.3rlab.com.br/taca-2021-taca-brasil-de-forragem
Referências:
SANTOS. ANDRÉIA O. CARACTERIZAÇÃO DE SILAGENS DE MILHO PRODUZIDAS EM MINAS GERAIS E CARACTERIZAÇÃO METABÓLICA E GENOTÍPICA DE BACTÉRIAS DO ÁCIDO LÁTICO ISOLADAS DESSAS SILAGENS. Tese apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós Graduação em Microbiologia Agrícola, área de concentração Microbiologia Agrícola, para a obtenção do título de Doutora. LAVRAS – MG 2016.