Giane Lima Nepomuceno
Universidade Federal de Lavras – 3rlab
Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas à produção de ovos, sendo este considerado de alto valor nutricional, podendo a sua qualidade ser influenciada por fatores como condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente.
A criação de aves pode ser dividida em três fases:
- 1ª Fase – Cria ou Inicial: de 1 dia até 6 semanas de idade
- 2ª Fase – Recria: de 7 a 17 semanas de idade
- 3º Fase – Produção: de 18 a 76 semanas de idade, podendo ainda se estender de 90 até 120 semanas se for realizada uma ou duas mudas forçadas. Geralmente esta prática está diretamente ligada ao preço do ovo no mercado.
Cria ou Inicial
Regular a altura das cortinas ao longo do dia e da noite para manter o ambiente do criatório em condições ideais de conforto térmico, ventilação e umidade relativa. A altura das cortinas é regulada de acordo com as condições internas do galpão para que as aves tenham conforto. Após quinze a vinte dias devem-se manter as cortinas abaixadas, a não ser em momento de frio e ou chuvas de vento.
Manter os bebedouros iniciais, ou pendulares sempre limpos e com água fresca no mínimo duas vezes ao dia. Conferir os bebedouros de válvula regularmente, para evitar sujeiras, entupimentos e vazamentos.
Colocar fina camada de ração para evitar desperdício pelo fato de os pintinhos ciscarem e comerem sobre a ração. Deve-se repor a ração nos comedouros no mínimo 4 vezes ao dia. Nos comedouro tubulares rodar os pratos para a renovação de ração no mínimo 4 vezes ao dia. A altura do prato em relação ao tubo deve ser regulada para evitar grandes quantidades de ração no prato evitando desperdício.
Deve-se regular a altura dos bebedouros e comedouros a cada semana, facilitando o acesso das aves:
- Bebedouro: estar na altura do dorso, ou acima da cabeça em caso de válvula(figura 1).
- Comedouros: estar na altura do papo.
Figura 1: Bebedouro: estar na altura do dorso, ou acima da cabeça em caso de válvula
Fase – Recria
O desenvolvimento corporal é um fator importante de controle do manejo, é medido pelo peso médio do lote, pois nos permite verificar se a ave está se desenvolvendo de acordo com a linhagem de origem. A análise de peso nos permite ainda, garantir a uniformidade do lote, que serve para avaliar o desenvolvimento geral diante das práticas de manejo na granja.
Lotes que possuam desenvolvimento de peso dentro dos limites padrões de peso corporal da linhagem escolhida para trabalhar e uma uniformidade em torno de 80% são garantias de maturidade sexual a uma idade fisiologicamente adequada e um desempenho de produção economicamente esperado.
Assim, temos que as pesagens devem ser feitas da seguinte maneira:
- Pesagens feitas semanalmente durante toda a fase de recria que vai desde 7 semanas até 18 semanas. Deve-se definir um dia para esta atividade e realizar sempre no mesmo horário, isto para causar o mínimo estresse;
- Pesar uma amostra entre 1 a 3 % do lote;
- Pesar aves de diferentes locais ao longo de todo o galpão, tomando as amostras de aves a serem pesadas ao acaso;
- Realizar as pesagens individuais e estes pesos anotados em uma ficha apropriada para a análise de uniformidade. Utilizam-se balanças do tipo dinamômetro ou relógio, suspensas na estrutura do galpão. Para facilitar a pesagem, manter a balança calibrada e na altura dos olhos;
- As aves devem ser contidas pelas duas pernas, impedindo que se debatam evitando contusões;
- O cálculo da uniformidade é feito pelo peso médio, adicionando 10 %, tendo assim o limite inferior e superior da amostra. Posteriormente, verifica-se o número de aves que estão dentro destes padrões.
Fase – Produção
Durante sua fase de produção, definida como o ápice do processo, a galinha precisará de cuidados especiais, como mantença de um ambiente tranquilo e evitar movimentação no local onde elas estiverem alojadas. Geralmente a melhor forma de controlar o desenvolvimento corporal das aves é a pesagem semanal até a 30º semana. Este manejo é fundamental para manter a uniformidade dos lotes e consequentemente, uma maior produtividade (figura 2).
Outro cuidado indispensável é o controle das moscas no recinto, principalmente quando o foco for esta fase de produção. Quanto à presença do esterco, este só deverá ser retirado do galpão junto com todo o lote ou quando for realizar a muda forçada. A retirada tardia do esterco torna este mais seco e de melhor qualidade
Figura 2: Aves precisam de ambiente tranquilo e evitar movimentação no local onde elas estiverem alojadas
Fase final da produção
Com a saída das aves, o galpão deve ser preparado para a recepção de novas aves, para tanto, é indispensável os seguintes cuidados:
- Retirar restos de ração nos comedouros e água dos bebedouros;
- Retirar equipamentos removíveis, promovendo completa lavagem e desinfecção destes;
- Retirar a cama ou esterco, ensacar e isolar da área da granja;
- Varrer pisos, gaiolas, telas e estrutura do telhado;
- Passar vassoura de fogo, e posteriormente lavar com jato de água, inclusive as cortinas;
- Repor os equipamentos após a secagem do galpão, levantar as cortinas e proceder a sua total desinfecção;
- Lavar os reservatórios de água, passar uma solução com desinfetante pela tubulação, seguida de água limpa;
- Promover uma limpeza dos arredores do galpão eliminando penas, entulhos e matos; – Programar um vazio sanitário por um período mínimo de 15 dias;
- Para a criação em gaiolas, lavar todo o equipamento e fazer os reparos necessários.
É importante manter as aves sempre dentro do peso recomendado, de acordo com a genética adotada pelo fornecedor. As quantidades devem ser aumentadas ou reduzidas, de acordo com o estado corporal, lembrando sempre que as futuras poedeiras devem estar bem nutridas, sem obesidade.