Gabriel Castillo
Universidade Federal de Lavras
A podridão vermelha é uma doença fúngica que afeta os canaviais do mundo todo, há vários anos. Está entre as principais doenças que atacam a cultura, tem ocorrência em épocas quentes e chuvosas. Essa doença pode atacar de maneira severa as folhas, toletes e principalmente em colmos. Dessa maneira, a doença prejudica significativamente a qualidade do produto.
Sabe-se que essa doença tem ocorrência no mundo todo. Os prejuízos são significativos e ocorre devido a inversão de sacarose, o que diminui o rendimento no processamento da cana. Constantemente se tem relatos de perdas de 50 a 70% de sacarose em colmos atacados pela doença. Além disso, esta associada à broca da cana, uma vez que esta ao perfurar o colmo abre caminho para o fungo, o local onde ocorre esta interação entre doença e praga é denominado “complexo broca-podridão” (figura 1)
Figura 1- Galeria causada pela broca da cana associada a podridão vermelha.
A podridão vermelha da cana de açúcar é causada pelo fungo Colletotrichum falcatum. Sabe-se que espécies deste gênero apresentam diversas estratégias para penetrar nos tecidos vegetais, além disso, podem desenvolver diversas estruturas de infecção especializadas, podendo ser tubos germinativos, hifas intracelulares necrotróficas secundárias e acérvulos.
Sintomas
Sabe-se que essa doença pode se manifestar de diversas maneiras na cana de açúcar, entretanto o principal sintoma é a degradação dos colmos. Dessa maneira, como os danos causados pelo fungo são internos, a doença pode passar despercebida. Para que isso não ocorra, é recomendado partir o colmo longitudinalmente e observar se há a presença de grandes manchas vermelhas separadas por faixas mais claras (figura 2).
Os sintomas nas folhas ocorrem na nervura central, sendo possível a observação de lesões vermelhas que com o passar do tempo ficam com o centro claro. O tamanho dessas lesões pode variar, nas folhas velhas podem chegar a ocupar toda a extensão da nervura. Na parte abaxial das folhas e na bainha é possível observar também pontuações negras que são as frutificações do fungo. Nos toletes (mudas) pode ocorrer o apodrecimento completo dos toletes (mudas).
Figura 2- Podridão vermelha no colmo da planta.
Controle
Sabe-se que o fungo sobrevive por vários anos no solo, principalmente nos restos culturais, dessa maneira o método de controle da doença mais eficiente e econômico é o uso de variedades resistentes. Além disso, é imprescindível realizar um bom preparo do solo, eliminando restos de cultura, utilizando mudas de boa procedência (com certificação), drenar o solo quando necessário e realizar o plantio na época que favoreça a rápida brotação.
1 Comment
Ótimas informações, preenche todas as dúvidas..