Cecília Donata Silva de Oliveira
Imagem de congerdesign por Pixabay
Incubatórios comerciais
O processo de incubação é essencial para o aumento da produção avícola, possibilitando a produção em massa de pintos de um dia. Atribui-se aos incubatórios a responsabilidade de produção de pintos de qualidade e com ótimo desempenho zootécnico.
Porém, não basta olhar apenas para os incubatórios. Fatores que antecedem esta etapa também são muito importantes, como qualidade do ovo, número de ovos férteis produzidos pela granja, e que estes possuam elevada qualidade. O manejo dos ovos antes e durante o processo de incubação é de extrema importância, ele deve realizado de maneira excepcional para que a qualidade se mantenha.
Manejo dos ovos férteis
- Armazenamento: é uma etapa muito importante que deve ser bem realizada. Ela evita que ocorra a mistura dos ovos de diferentes classes e linhagens. Deve ser realizado por pelo menos 3 dias para que a câmera de ar do ovo se desenvolva. Posteriormente pode-se realizar a estocagem ou incubação. A eclodibilidade pode reduzir após 6 dias de armazenamento. Durante o período de estocagem a temperatura deve ser mantida abaixo de 24 °C e umidade entre 70 a 85%, a temperatura umidade e tempo de estocagem devem inibir o desenvolvimento embrionário do ovo. O desenvolvimento é retomado assim que as condições estiverem favoráveis.
- Temperatura: chegando a fase de incubação, a temperatura é uma das variáveis mais importantes e que influenciam diretamente na eclosão dos ovos. A temperatura recomendada para o desenvolvimento do ovo ocorre entre 37,5 e 38 °C. O ideal é que a temperatura se mantenha constante nas incubadoras, onde os embriões são extremamente sensíveis a altas temperaturas.
- Umidade relativa (UR): deve-se manter a umidade relativa nas incubadoras em torno de 65%, nesta faixa de UR não há perda de umidade do ovo. A variação da UR pode ocorrer conforme a categoria de máquina utilizada no processo. A baixa UR pode levar os pintos aderirem aos ovos e não eclodir ou levar a desidratação, já alta UR também pode impedir a eclosão.
- Perda de peso do ovo: A composição do ovo é de 66% de água, onde pode ser perdido cerca de 13% de umidade durante a incubação. O peso do ovo pode influenciar a necessidade de aquecimento ou resfriamento do ovo, além disso, a variável peso é determinante no momento de eclosão. O peso da ave ao nascer representa 65 a 72% do peso do ovo.
Tabela 1 – Efeito das condições de estocagem de ovos férteis de matrizes de 38 semanas de idade sobre a porcentagem de ovos não eclodidos, refugos e mortos logo após o nascimento.
O manejo durante o processo de incubação é fundamental para maiores taxas de eclosão dos ovos. O manejo deve ser realizado de forma idônea para que seja possível obter maior número de pintinhos viáveis que alcancem altas taxas de produtividade posteriormente.
Referências
JOYCE DE JESUS MANGINI FURLAN. AVALIAÇÃO DE MANEJO PRÉ-INCUBAÇÃO E INCUBAÇÃO DE OVOS FÉRTEIS SOBRE A QUALIDADE DO PINTINHO DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FRAGOS DE CORTE. Dissertação Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Pirassununga 2013.
Gabriel da Silva Oliveira¹ Vinícius Machado dos Santos¹* MANEJO DE OVOS FÉRTEIS: REVISÃO DE LITERATURA. ECLODIBILIDADE, PINTOS DE UM DIA, QUALIDADE, SANIDADE. Vol. 15, Nº 06, nov/dez de 2018 ISSN: 1983-9006 www.nutritime.com.br