Existem algumas diferenças entre o milho que é produzido com destino a silagem e aquele que é produzido nas lavouras de grãos. Nesse artigo será abordado algumas características que são especiais nas cultivares de milho que se destinam ao processo de ensilagem.
CARACTERÍSTICAS DAS CULTIVARES
Uma das características importantes é a quantidade de fibras. Elas são determinadas através dos valores de FDA (Fibra Detergente Ácido) e FDN (Fibra Detergente Neutro).
Uma boa silagem deve ter o FDN entre 38 e 45%, já o FDA deve ser o menor possível pois ele indica as quantidades de celulose e lignina que são partes não digestíveis da planta, para conhecer esses índices o produtor deve encaminhar amostras ao laboratório para realizar a análise bromatológica.
Além desses índices, o produtor deve considerar na escolha das cultivares de milho aquelas que apresentem maior resistência ao acamamento. O acamamento é uma modificação que ocorre na posição dos colmos podendo resultar na quebra destes, dessa maneira a planta fica recurvada. Esse estado da planta pode levar a ruptura de tecidos afetando as estruturas essenciais no transporte de água e nutrientes levando a um menor rendimento em quantidade e qualidade dos grãos.
A cultivar também deve possuir alta tolerância às principais doenças. No caso do milho são os enfezamentos, ferrugens, phaeosphaeria e cercospora. O ciclo do enchimento de grãos deve ser o mais prolongado possível, pois assim se obtém um maior período de colheita.
EXTRAÇÃO DE NUTRIENTES
Na tabela abaixo você pode conferir a diferença das quantidades de nutrientes extraídos na produção de milho para grãos e milho para silagem. O conhecimento desses dados orientam para a recomendação de adubação mais adequada.
ÉPOCA DE PLANTIO
A época de plantio ocorre entre outubro e dezembro e não difere daquela recomendada para a produção de milho para grãos. Entretanto o produtor não deve demorar a começar a plantar, pois o plantio feito de maneira tardia pode levar a perdas de 24 a 30 kg de grãos/ha/dia na produção. Outras consequências do plantio fora da época ideal são: menor porcentagem de grãos e espigas viáveis, plantas estioladas, falhas de polinização, aumento da incidência de pragas e doenças, maior presença de plantas daninhas e aumento do risco de seca durante o florescimento.
ALTURA DE CORTE PARA SILAGEM
A altura de corte ideal é em torno de 25cm, quando respeitado esse limite, o produtor pode conferir algumas vantagens como a qualidade da fermentação e um melhor rendimento de massa/ha.
Artigo por: Taísa da Silva
Colaboradora do 3rlab e graduanda em Agronomia na Universidade Federal de Lavras.
Gostou desse artigo? Então não deixe de acompanhar nossas redes sociais, bem como nosso blog que estaremos trazendo mais conteúdo a respeito desse tema.
REFERÊNCIAS:
FEDERIZZI, L.C.; FANTINI, A.C.; CARVALHO, F.I.F. de. Efeito do acamamento artificial em alguns genótipos de trigo de porte alto e baixo. Ciência Rural, v.24, p.465-469, 1994.
Ferreira, J.M.; Moreira, R.M.P.; Hidalgo, J.A.F. Capacidade combinatória e heterose em populações de milho crioulo. Ciência Rural, v.39, p.332-339, 2009