Cecília Donata Silva de Oliveira
Bovinos de corte no sistemas de produção
A exploração de pastagens para pecuaria de corte no nosso país consiste no principal sistema de criação de bovinos. Dentre os principais entraves encontrados no desenvolvimento desta atividade, destacam-se:
- Pastagens mal manejadas, em estágios avançados de degradação;
- Baixa taxa de lotação de pastagens;
Mediante ao exposto há um trabalho contínuo com o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem elevar a produtividade dos animais, dentre as principais podemos destacar: o correto manejo de pastagens com adubação, suplementação e confinamento dos animais.
Suplementação de bovinos
Quando se busca resultados satisfatórios sobre o desempenho dos animais, como aumento do ganho de peso, a suplementação representa uma opção que possibilita elevar a eficiência do sistema e produtividade, além de oferecer outros benefícios como:
- Aumento da taxa de lotação das pastagens;
- Balanceamento adequado de dietas com base em pasto.
A suplementação na dieta baseada em gramíneas tropicais no período das águas pode estabelecer-se como uma alternativa eficaz, devido à sinergia entre a utilização da energia proveniente do concentrado e a utilização da proteína do pasto. Uma vez que o pasto esteja bem adubado e manejado, ele se torna uma fonte de proteína de rápida degradação ruminal.
Farelo de algodão e o DDG
Visto que a pastagem, se bem manejada, pode apresentar valores satisfatórios de proteína de rápida degradação ruminal, o uso de suplementos com proteína não degradável no rúmen (PNDR) pode oferecer vantagens como melhoria no uso de energia e proteína, aumentando a quantidade de proteína metabolizável disponível aos animais. Frente a isso, a busca por alimentos que atendam a essas exigências é crescente; o farelo de algodão e o DDG são cooprodutos interessantes do ponto de vista nutricional, pois apresentam valores semelhantes de PNDR.
O DDG é um coproduto da produção de etanol a partir do milho, que exerce efeitos positivos sobre o desempenho de bovinos de corte em sistemas baseados em pastagens. Dentre os principais entraves do uso do DDG, está a dificuldade de determinar o seu valor nutricional e os níveis de substituição que este coproduto pode ser incluído na dieta dos animais.
Assim, fica evidente a busca por subprodutos que possam ser utilizados na alimentação animal, oferecendo benefícios como utilização de resíduos da indústria; redução de custos alimentares frente a produtos tradicionalmente, utilizado na alimentação animal como, milho, soja, sorgo e algodão; redução da competição por alimentos que também são utilizados na alimentação humana.
Tabela 1: Médias de desempenho de tourinhos mantidos em pastagem de capim marandu associado a diferentes estratégias de suplementação no período das aguas.
A terminação de bovinos de corte em sistema de pastagens é considerada uma estratégia interessante ao empregar o manejo correto, pois promove a produção intensiva de carne, através da exploração da máxima eficiência das pastagens. Para que se obtenha um excelente desempenho é fundamental que sejam fornecidos os nutrientes necessários para atender às exigências dos animais.
Em um sistema baseado em pastagens, o determinante da produtividade forrageira está associado às fortes variações clímaticas ao longo do ano, havendo necessidade de uma suplementação adicional aos animais. O DDG pode ser uma alternativa viavél economicamente, e sob o ponto de vista nutricional, pode contribuir como fonte de proteína e suprir a deficiência energética das dietas.
Por fim, vale ressaltar a importância de se conhecer a composição química dos alimentos para realizar uma formulação de dietas precisa. Além de benefícios provenientes do desempenho dos animais, o conhecimento da composição química dos alimentos também reduz desperdícios e possibilita um retorno econômico satisfatório.
Referências:
HOFFMANN. ALVAIR. EFICIÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DO FARELO DE ALGODÃOPOR DDGs NA PRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE. Tese Doutorado apresentada à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Jaboticabal, Jab