Cecília Donata Silva de Oliveira
A produção de ração para os diversos segmentos da pecuária está em crescimento, exigindo que as fábricas de rações elevem a sua produção, com a máxima qualidade e eficiência. Para atingir tal objetivo é necessário que as fábricas ajustem os equipamentos para alcançar o seu máximo. Dentre os inúmeros equipamentos envolvidos no processo de fabricação, existe um que merece destaque devido à influência que este exerce na qualidade das rações é do moinho. O moinho é responsável pela moagem de cerca de 75% das matérias-primas que compõe o produto final, dentre os diversos moinhos disponíveis no mercado, o mais utilizado é o moinho martelo.
Imagem: Lagus Metálurgica LTDA.
Otimizar o uso do moinho martelo
Durante o processo de moagem no moinho martelo, as matérias-primas são submetidas ao contato com os martelos e assim se dá o processo de redução do tamanho de partículas, o principal atrito ocorre nas extremidades do martelo.
Com o uso contínuo as extremidades do martelo começam a apresentar suas extremidades gastas e seu topo apresenta distância das peneiras e por consequência a matéria-prima circula por um período maior dentro da câmara de moagem ocasionando em maiores gastos de energia. O ideal é que os produtos moídos não apresentem temperatura superior a 6ºC, quando comparado aos produtos que estão entrando na câmara de moagem.
Peneiras
As peneiras do moinho, são outra parte importante do moinho e que impacta diretamente no processo de moagem. A partir das peneiras ocorre a passagem das matérias-primas no tamanho apropriado, os tamanhos mais utilizados são furos de 2,5 a 5,0 mm, quanto maior a área de furo da peneira mais rápido o processo de moagem irá ocorrer, levando a redução nos gastos de energia.
Durante o processo de moagem se busca estruturas bem uniformes e de boa homogeneidade dos ingredientes. As rações devem apresentar tamanho médio geométrico (DMG) apropriados para cada espécie animal.
Tabela 1. Diâmetro geométrico médio ideal para diversas espécies de animais.
Benefícios da moagem
A moagem dos ingredientes proporciona inúmeros benefícios a indústria de ração animal, como:
- Facilita a manipulação dos ingredientes;
- Melhora a capacidade de mistura;
- Partículas maiores favorecem o processo de peletização;
- Aumenta a área de exposição das partículas para interação com sulcos gástricos e enzimas digestivas.
Para que uma fábrica de ração se mantenha eficiente, atenção deve ser dada aos equipamentos, como manuseio com cautela e monitoramento se há necessidade de realizar manutenção ou substituição de peças, bem como treinamento da equipe de funcionários e gastos adicionais como energia, podem ser evitados ocasionando maior retorno econômico, visto que o moinho é o segundo maior consumidor de energia elétrica dentro de uma fábrica.
Referências:
PILON. LUCAS. E. OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE MOAGEM DE FÁBRICA DE RAÇÃO. Disponível em: < https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/66/o/Artigo_Notici%C3%A1rio_- _Moagem_Lucas_Pilon.pdf?1475851738 > Acesso em: 04/11/2020.
BEUS. FABIANA. C. VIVÊNCIA NUMA FÁBRICA DE RAÇÕES PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do Grau de Zootecnista, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 2017/2.