CECÍLIA DONATA SILVA DE OLIVEIRA
A importância da pecuária de corte
A pecuária confinamento de Gado de corte é um elo importante da produção de alimentos de origem animal, além da produção de proteína animal, ela emprega pessoas envolvidas na atividade consistindo em uma importante fonte de renda as mesmas.
A população humana demonstra crescimento considerável, com isso um ponto importante é que os segmentos como agricultura e pecuária sejam cada vez mais eficientes em produzir alimentos e intensifiquem a sua produção. Dentre os diversos desafios enfrentado pelo setor de produção de alimentos de origem animal é a produção de alimentos com qualidade e em quantidade suficiente para atender a demanda populacional, que tal prática gere o mínimo de impacto ambiental e atenda as exigências de bem estar animal, sendo estas duas últimas pautas extremamente relevantes atualmente.
Em determinadas regiões do Brasil, há um aumento no valor das terras e competição da produção animal com outras culturas, culturas estas que podem gerar maior lucratividade. Este cenário tem colaborado para práticas de criação de bovinos cada vez mais intensivas a campo, como a adoção de tecnologias e também o aumento do número de produtores que optam pelo confinamento dos animais.Produção de carne bovina no Brasil
A bovinocultura de corte apresenta produção em praticamente todo o território nacional, em variados ecossistemas. Alguns ajustes são necessários de acordo com a localidade, como variação na densidade de animais e também taxa de crescimento do rebanho variável e diferença entre os sistemas de criação adotados. É possível encontrar desde pequenos criadores, que contam com baixas tecnologias e pouca mão de obra, até pecuaristas com alto capital de giro.
O Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo, ficando atrás apenas da Índia, sendo um importante exportador de carne bovina. A forma de criação de bovinos no Brasil se caracteriza pelo uso de plantas forrageiras, adaptadas ao solo e clima da região e pouca utilização de insumos.
Sistema intensivo de produção
Podemos relacionar o sistema intensivo de produção com os seguintes aspectos:
- Sistema intensivo de produção
- Podemos relacionar o sistema intensivo de produção com os seguintes aspectos:
- Abastecimento de mercados locais e internacionais;
- Melhoramento genético dos animais;
- A localização da atividade depende de critérios econômicos e sanitários;
- Mecanização e automação dos processos de produção;
- Aumento do uso de recursos como energia e produtos químicos;
- Facilidade de entrada de alimentos e serviços a preços favoráveis;
- Bons mercados aos produtos de origem animal.
Confinamentos gado de corte
O confinamento de gado de corte é uma modalidade produtiva que oferece benefícios como, melhoria sob a eficiência produtiva dos animais, redução da idade ao abate, liberação das áreas de pastagens durante o período de confinamento. Os primeiros confinamentos adotados foram na fase de recria dos animais, utilizando a suplementação proteica para a correção da baixa qualidade da forragem durante o inverno. Posteriormente foi adotado o confinamento na fase de terminação que pode ser empregado de suas maneiras como o semi-confinamento ou confinamento total.
A prática de confinamento está diretamente ligada a disponibilidade de grãos, farelos, subprodutos e os custos em que estes produtos serão adquiridos pelos produtores. Na atividade de criação de gado no Brasil, os animais que detêm das melhores características genéticas e melhor potencial de crescimento são mantidos em pastagens entre os 18º a 21º mês, posteriormente são alimentados com dietas de nível médio de energia por um período de 3 a 4 meses, ocorrendo o abate dos animais aos 21 ou 25 meses.
Assim os animais passam por um período entre 82% de sua vida em sistemas baseados em pastagens, se exercitando e andando em busca de água e alimento, que favorece o bem estar animal, e os 18% de sua vida eles são submetidos a uma dieta a base de energia e fibra, que são favoráveis a características desejáveis a carne bovina.
Imagem de BlackRiv por Pixabay
Imagem 1 – Crescimento no número de bovinos confinados entre 1996 e 2012.
Referências:
FERREIRA. FLÁVIA N.G. ESTUDO SOBRE CONFINAMENTOS DE GADO DE CORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO, COM ÊNFASE NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E AUTOMAÇÃO – Dissertação Mestrado, apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos 2015. Disponível em < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-06072015-102935/publico/DissertacaoFlaviaNunesGomesFerreira.pdf >