Silagem de planta inteira de milho
Cecília Donata Silva de Oliveira
O milho é a principal cultura utilizada para confecção de silagem. Esta forrageira é muito utilizada por produtores de bovinos, que utilizam o semi-confinamento ou confinamento total dos animais. Quando comparada aos demais volumosos, a cultura do milho se destaca pela qualidade nutricional, levando produtores a dependerem menos de alimentos concentrados.
A qualidade da silagem de milho é afetada pela escolha do híbrido, estádio de maturação na colheita, solo e clima. Condições que ocorrem durante a ensilagem, tais como tamanho de partículas e grau de compactação possuem relação direta com a anaerobiose, essencial para fermentação e conservação da massa.
- Escolha da cultivar, selecionar híbridos que oferecem maior produção e são bem adaptados às condições locais (solo, clima), podem apresentar resultados satisfatórios em aumento de produtividade dos animais.
Indica-se buscar aquele que apresenta alta porcentagem de grãos, logo maior participação de espigas na massa verde. Critérios como ciclo, a produtividade de biomassa e a qualidade da fração fibrosa, devem ser considerados para uma escolha sensata.
- Estádio de maturidade para colheita, o estádio de desenvolvimento em que a planta durante a colheita afeta a qualidade das silagens. A porcentagem de matéria seca (MS) e a proporção de grãos, constituem os principais fatores que afetam a qualidade do alimento. Pesquisas recomendam a colheita no intervalo entre 30 e 35% de MS.
Onde problemas como, perdas, dificuldade compactação, menor taxa de fermentação, retenção de oxigênio, maior aquecimento da massa ensilada e presença de microrganismos indesejados, são mais incidentes em silagens colhidas com teor de MS entre 40% a 45%.
Em contrapartida, a colheita da silagem de planta inteira com baixo conteúdo de MS, eleva perdas durante a fermentação, aumenta a produção de efluentes e crescimento de bactérias indesejáveis. O bom senso e acompanhamento técnico devem ser obtidos durante a colheita.
- Tamanho de partícula, influencia a densidade e compactação do silo. O tamanho ideal para silagem de milho, varia entre 5 a 10 mm. Partículas acima de 19 mm dificultam o processo de compactação e reduz a quebra dos grãos de milho. Partículas muito pequenas prejudicam a fermentação ruminal.
No próximo artigo da série de processos de ensilagem de planta inteira de milho, iremos abordar sobre enchimento, compactação e vedação do silo, bem como aspectos relacionados à abertura do silo e taxa de retirada.
Referências:
SANTOS, ANDRÉIA DE OLIVEIRA DOS. CARACTERIZAÇÃO DE SILAGENS DE MILHO PRODUZIDAS EM MINAS GERAIS E CARACTERIZAÇÃO METABÓLICA E GENOTÍPICA DE BACTÉRIAS DO ÁCIDO LÁTICO ISOLADAS DESSAS SILAGENS / ANDRÉIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS. – Lavras: UFLA, 2016. 136 p.