O primeiro dia de lactação de uma primípara esta sendo preparado desde o nascimento desta. Pesquisadores têm demonstrado que o desempenho das bezerras na fase de aleitamento reflete diretamente na produção deste animal durante toda a vida produtiva. A pergunta que devemos fazer é: quais os fatores que devo focar na minha atividade para aumentar em 400 kg de leite a lactação da minha primípara?
Utilizando dados de 1,244 animais da Universidade de Cornell e 624 animais de rebanhos comerciais, pesquisadores americanos concluíram que:
– O ganho de peso durante o aleitamento é responsável por 22% da variação da produção na primeira lactação.
– Para cada aumento de 0,5 kg no ganho de peso durante o aleitamento a primeira lactação aumentou 425 kg (utilizando bezerras da Universidade de Cornell) e 556 kg (utilizando bezerras de rebanhos comerciais).
– Com a soma das três primeiras lactações esta diferença chega a 1,140 kg de leite para cada 0,5 kg de ganho adicional.
Como podemos observar nas conclusões dos pesquisadores, o tratamento que oferecemos para as bezerras durante a fase de aleitamento reflete claramente durante o momento de produção deste animal. Na tabela 1, podemos observar um experimento adicional onde as bezerras obtiveram o mesmo peso aos 12 meses apesar de um tratamento receber a quantidade normal de leite e o outro (intensivo) uma quantidade maior. As bezerras deste experimento podem ser observadas na foto 1. Pode-se notar que apesar de as bezerras possuírem o mesmo peso, a produção de leite na primeira lactação foi aproximadamente 1,000 kg de leite superior para as bezerras que receberam tratamento intensivo durante a fase de aleitamento. A média (metaanálise) de 11 experimentos revelou ganhos de 435 kg de leite na primeira lactação quando o ganho de peso durante o aleitamento aumenta.
Como podemos então aumentar em 400 kg o leite produzido pelas primíparas em meu rebanho?
Algumas recomendações podem ser utilizadas durante o aleitamento:
– Dobrar o peso da bezerra aos 60 dias. Exemplo: peso ao nascimento de 40 kg, peso a desmama de 80 kg. Isto equivale a um ganho de peso de 666 g/dia.
– Mortalidade menor que 5%
– Bezerras doentes (morbidade) menores que 10%
Se isto conseguir ser implantando na fazenda, teremos a idade ao primeiro parto menor, o leite irá aumentar e os animais serão mais saudáveis.
Portanto, o aleitamento intensivo é uma ferramenta disponível para o produtor que deseja aumentar em 400 kg ou mais a produção de leite das primíparas.
Tabela 1 – Efeito do protocolo de aleitamento no desempenho de bezerras aos 12 meses e na primeira lactação
Controle | Intensivo | |
Peso das bezerras aos 12 meses, kg | 103,7 | 104,2 |
Leite na primeira lactação das mesmas bezerras, kg | 9,245 | 10,577 |
Foto 1 – Bezerra da esquerda foi criada em aleitamento intensivo enquanto bezerra da direita foi criada em aleitamento convencional.
Por: Marcelo Hentz Ramos, PhD-Diretor 3rlab, Consultor Rehagro