Taísa da Silva
No sistema de colheita de cana-de-açúcar atual, em que não se utiliza a queima da palha, tem-se um acúmulo de material sobre o solo o que mantém a umidade. Este fator favorece a ocorrência de pragas como a cigarrinha-da-raiz. (Mahanarva fimbriola)
Características
A Mahanarva fimbriola pertence a ordem dos hemípteras (assim como cigarras, percevejos e pulgões). O adulto mede cerca 12 mm de comprimento e possui coloração avermelhada com manchas na asa, tendo a fêmea uma coloração mais amarronzada. A presença de espuma esbranquiçada na base das touceiras é o indício de infestação na lavoura, essa espuma é produzida para proteger as ninfas. Confira na imagem abaixo:
Prejuízos:
O hábito alimentar da cigarrinha pode dificultar a absorção de água e nutrientes pelas raízes, levando ao definhamento da planta, já que as ninfas os absorvem em grandes quantidades. Outros prejuízos são observados, como a redução do teor de açúcar nos colmos. Os colmos podem chegar a morrer e isso diminuirá a capacidade de moagem. A presença da cigarrinha também dificulta a recuperação do açúcar devido ao elevado teor de contaminantes presentes
Os prejuízos causados pela cigarrinha-da-raiz são:
- extração de grande quantidade de água e nutrientes das raízes pelas ninfas;
- redução do teor de açúcar nos colmos;
- aumento do teor de fibras;
- aumento dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem;
- aumento do teor de contaminantes, o que dificulta a recuperação do açúcar e inibe a fermentação.
Formas de Controle
O controle da cigarrinha-da-raiz pode ser feito tanto quando aplicação de insumos químicos ou sem: nesse caso usando produtos biológicos ou fazendo manejos na cultura para evitar a proliferação da praga.
- Controle químico
Ninfas e adultos precisam de produtos diferentes para serem controlados.Para controlar ninfas deve-se optar pelos produtos thiamethoxam ou carbofuran granulados. Se os insetos presentes já estiverem na fase adulta, recomenda-se a aplicar inseticidas seletivos para que estes não matem também inimigos naturais presentes na área. Alguns produtos podem ser usados durante o controle químico. Para um maior esclarecimento, procure seu agrônomo de confiança.
- Controle biológico
Para os programas de controle biológico o fungo-verde (Metarhizium anisopliae) é muito utilizado, tanto para ninfas quanto para adultos. Deve-se aplicar uma dose de 200 gramas por hectare do fungo, usando 250 litros de água/ hectare. Para que haja sucesso na ação do fungo algumas condições são essenciais: temperaturas amenas (entre 25°C e 27°C), umidade alta e o uso de um fungo de qualidade, sempre se aplicando na umidade elevada seguida de veranico;
O esquema abaixo mostra como reage a população das cigarrinhas mediante as formas de controle biológico e químico:
- Controle cultural
Alguns manejos na cultura merecem atenção para evitar infestação da praga. Um deles é a destruição mecânica da palha, assim o solo fica exposto e os ovos param de se desenvolver. Em áreas onde existe um histórico de infestação por Mahanarva fimbriolata o Plantio Direto deve ser evitado. Também é possível utilizar variedades de cana resistentes, como por exemplo a SP79-1011. As variedades RB72454, SP81-3250, SP80-1842 são mais susceptíveis à praga.
REFERÊNCIAS:
Boas práticas agronômicas. Controle de pragas na cana-de-açúcar. Disponível em https://boaspraticasagronomicas.com.br/noticias/controle-de- pragas-da-cana-de-acucar/. Acesso no dia 09 demarço de 2021.
ALISSON, E. Praga canavieira, cigarrinha-da-raiz produz espuma para reduzir calor: Bolhas produzidas pelo inseto atuam como isolante térmico, mantendo a temperatura ideal para seu desenvolvimento. JORNAL DA USP, [S. l.], 10 maio 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-agrarias/praga-canavieira-cigarrinha-da-raiz-produz-espuma-para-reduzir-calor/. Acesso em: 09 mar. 2021.