Cecília Donata Silva de Oliveira
A importância da casca do ovo
O ovo é considerado um alimento de elevado valor nutricional, pois possui propriedades como o elevado teor de proteína de alto valor biológico. A casca do ovo possui um papel relevante para manutenção do seu valor nutritivo.
Parte dos ovos produzidos no final do primeiro ciclo de produção pode apresentar problemas em relação à qualidade da casca, problema este que pode se estender até o final do segundo ciclo de produção. Isto ocorre porque, com o envelhecimento das galinhas, os ovos aumentam de tamanho e peso e muitas vezes a espessura da casca não acompanha este crescimento.
A casca fina apresenta problemas de baixa resistência a quebra, ocasionando perdas econômicas em todo o ciclo de produção e comercialização do produto.
Papel do cálcio na formação da casca do ovo
O cálcio é um mineral fundamental na nutrição de aves. Sua função é atribuída à composição de estruturas ósseas, participação do equilíbrio ácido-básico e nos sistemas enzimáticos. Além das funcionalidades citadas, ele também é o componente principal da casca do ovo, portanto há necessidade de fornecimento de cálcio diariamente para aves em postura.
A suplementação do cálcio é importante para o sistema de produção de ovos, uma vez que os grãos cereais que compõem a dieta das aves apresentam níveis baixos de cálcio. O nível de cálcio na dieta deve estar dentro dos valores recomendados, visto que níveis abaixo da exigência podem prejudicar o desempenho e também comprometer a qualidade das cascas, e níveis elevados podem resultar em problemas como fezes moles e redução de consumo.
Cálcio e Fósforo
A principal fonte de cálcio utilizada na dieta de poedeiras é o calcário. Sabe-se que a granulometria e os níveis em que este é fornecido às galinhas também exercem influência sobre o desempenho e resistência da casca.
Além do cálcio, outro mineral importante na dieta de poedeiras é o fósforo, muito relevante durante o processo da formação do ovo. Parte do fósforo é incorporado à gema, uma pequena fração é utilizada na formação da casca e menores quantidades são utilizadas para a formação da clara.
Durante o processo de formação da casca do ovo, o fósforo reduz os riscos do animal desenvolver acidose sanguínea, pois o nível de fósforo no sangue encontra-se elevado e atua auxiliando na manutenção do nível de bicarbonato.
Tabela 1: Desempenho de poedeiras semipesadas de 2º ciclo de produção alimentadas com diferentes níveis de cálcio (Ca) e fósforo (Pd).
Fornecer uma dieta balanceada às aves possui diversos efeitos positivos sob seu desempenho. Manter os níveis de cálcio e fósforo adequados na dieta, bem como demais macro e macrominerais, é uma medida capaz de aumentar o desempenho das aves e conferir resistência à casca do ovo, melhorando sua qualidade e, consequentemente, ampliando os resultados da produção.
Referências:
PELÍCIA. KLEBER. EFEITO DOS NÍVEIS DE CÁLCIO, FÓSFORO E GRANULOMETRIA DE CALCÁRIO NA DIETA DE POEDEIRAS COMERCIAIS NO PRIMEIRO E SEGUNDO
CICLO DE PRODUÇÃO. Tese Doutorado – Apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Zootecnia, Botucatu 2008.