Aditivos: mais dados científicos para ajudar na tomada de decisão
Marcelo Hentz Ramos – PhD / Diretor 3rlab
Na última reunião da ADSA em 2014 foram discutidos alguns pontos importantes sobre a utilização de aditivos. Um aditivo é um alimento adicionado a uma ração para aumentar o desempenho. Iremos discutir alguns:
Betacaroteno para vacas em transição
A adição de betacaroteno na dieta de 238 vacas 14 dias antes do parto foi estudada por pesquisadores da UFLA. Foram utilizados 200 mg por animal. Houve um aumento no nível plasmático de beta-caroteno, mostrando que o produto realmente foi absorvido. Vacas de duas ou mais crias apresentaram uma diminuição na contagem de células somáticas (CCS) e uma menor incidência na retenção de placenta. Nenhuma diferença foi observada para primíparas.
Suplementação de leveduras
Pesquisadores da Universidade de Kansas adicionaram levedura na dieta de 40 vacas nas doses de 30, 60 ou 90 gramas por vaca durante 21 dias antes do parto até 42 dias após o parto. Nenhuma diferença foi observada em produção de leite. Entretanto, houve uma mudança no tamanho, frequência e duração da refeição quando foi comparado 30 e 60 gramas de levedura.
Estresse térmico e eletrólitos
Um total de 104 vacas Holandesas e Jersey receberam 270 gramas de uma mistura de eletrólitos 21 dias antes do parto até 30 dias após o parto. Vacas Holandesas que não receberam eletrólitos produziram mais leite que vacas que receberam. Não houve diferença na produção de leite das vacas Jersey. Pesquisadores da Universidade do Mississipi também não notaram diferença na composição do leite, consumo de matéria seca, taxa respiratório, temperatura retal e metabólitos sanguíneos.
Levedura vs. Tamponante
Levedura viva ou sesquicarbonato de sódio (SS, 227 gramas) foram adicionadas na dieta de 800 vacas Holandesas durante um período de 16 semanas. Vacas suplementadas com levedura produziram 1,7 kg de leite a mais que vacas suplementadas com SS. Também houve um aumento na produção de sólidos com adição de levedura comparada a SS.
Niacina
Quatro vacas canuladas foram utilizadas para avaliar a adição de 12 gramas de niacina em dietas de silagem de milho ou capim. A temperatura corporal foi menor para vacas que receberam Niacina. Pesquisadores da Universidade de Nova Hampshire não notaram outra diferença entre os tratamentos.
Para aditivos temos que ficar atentos às novidades que a ciência esta produzindo. Existem inúmeros pontos de interação que podem modificar o resultado esperado. Com dados científicos mostrando resultado, o nutricionista precisa ajudar o proprietário a decidir se a utilização do aditivo é interessante do ponto de vista financeiro.
Adaptado de: Feed additives: a tricky road to navigate. Hoards Dairyman, Abril de 2015.