Cecília Donata Silva de Oliveira
Imagem de Marion Streiff por Pixabay
O Brasil encontra-se em um cenário de elevado sucesso na pecuária, dentre os principais fatores que contribuem para esse sucesso, é a abundância de recursos hídricos, sendo esse um tema pouco abordado por estudos, e fundamental para a produção animal. É necessário que a água esteja disponível em quantidade e qualidade adequadas para o consumo.
A suinocultura no Brasil é uma atividade bem consolidada, estando no Top 5 em exportação de carne suína no mundo, sendo observado uma forte expansão do mercado interno. Para obter sucesso na atividade suinícola, a cadeia produtiva a precisa ser vista como uma empresa do meio rural, e ter um bom planejamento conhecendo os principais fatores internos e externos, garantindo assim que os recursos produtivos, como insumos sejam adequadamente empregados.
Dentre os principais destinos da água na propriedade estão:
- Produção de alimentos
- Saciar a sede dos animais
- Higienização de instalações
- Climatização
O organismo de um animal é composto de 50% a 80% de água. Dentre suas funções no organismo estão lubrificar articulações, regular a temperatura corporal , auxiliar na produção de leite. Ofertar água de má qualidade para um suíno prejudicial ao seu desempenho, o excesso de alguns elementos na água como sólidos totais como enxofre, nitrogênio e ferro, podem causar diarreia e efeitos sobre o consumo da água.
Os fatores que influenciam o consumo de água pelos animais podem ser classificados em: o fator animal (espécie, peso, idade e genética), zootécnico (tipo de dieta, taxa de ganho de peso, produção de leite) e ambiental (umidade, temperatura e velocidade do vento). Destacaremos abaixo a importância da água em diferentes fases do sistema de criação de suínos:
Maternidade: Para fêmeas em lactação a ingestão de água tem um papel fundamental visto que está diretamente correlacionada com a produção de leite. Caso a necessidade mínima de água não seja atendida pode acarretar um diversos distúrbios desenvolvidos pelas fêmeas lactantes, redução do consumo de alimento e redução da produção de leite. Leitões lactentes satisfazem sua necessidade de consumo de água através do leite nos dias iniciais.
Desmame: Caracterizado pela fase de maior desafio enfrentado por leitões recém desmamados, considerando que leitões podem demorar até dois dias para encontrar o bebedouro e ingerir quantidade suficiente de água. Importante que os animais encontrem rapidamente os bebedouros e o uso correto de vazão e altura dos mesmos.
Imagem: http://lubing.com.br/site/index.php/produtos/suinos/
Crescimento/ terminação/ reprodutores: A respectivas fases demandam o fornecimento de água em quantidade e qualidade, para atender suas exigências principais de crescimento e reprodutivas desses animais. Em média, um animal na fase de crescimento, terminação e reprodução, possui um consumo médio diário de água de 5,0; 8,0 e 20 L/suíno, respectivamente.
FASES REPRODUTIVAS | CONSUMO MÉDIO DIÁRIO (L) |
PORCAS EM GESTAÇÃO | 15 a 25 |
PORCAS EM LACTAÇÃO | 20 a 35 |
CACHAÇO | 10 a 15 |
SUÍNOS EM CRESCIMENTO | 4 a 7 |
SUÍNOS EM TERMINAÇÃO | 5 a 10 |
LEITÕES EM CRECHE | 1 a 4 |
LEITÕES LACTENTES | 0,1 a 0,5 |
É importante nos atentarmos para o desperdício de água e que fique dentro dos padrões desejados nas instalações como, bebedouros adequados a cada fase fisiológica, manutenção da rede de sistema hidráulico, limpeza dos bebedouros, manter a temperatura da água entre 18 e 22°C, armazenar caixas d’agua em locais sombreados, e a passagem da tubulação por paredes que haja menor incidência de luz solar para que evite o aquecimento da água . Além do programa de monitoramento ou na ausência deste, a qualidade da água deve ser avaliada se:
- Alteração na cor, cheiro e gosto da água;
- Contaminação perto da fonte superficial ou subterrânea;
- Pessoas ou animais apresentarem algum tipo doenças de veiculação hídrica;
- Falta de manutenção na rede de distribuição;
- Ocorrer problemas de desempenho no lote e a relação consumo de água/consumo de ração for alterada;
- Perda de pressão no sistema, geralmente causado por deposição de sais nos encanamentos e equipamentos e formação de biofilmes, excesso de ferro ou cálcio podem impedir uma boa digestão ou a absorção de vitaminas e medicamentos.
Entres os benefícios de fornecer água de qualidade para os animais podemos citar um bom processo digestivo caracterizado pela absorção e transportes de nutrientes, regulação da temperatura corporal, lubrificação de juntas e órgãos e auxilia na excreção de resíduos do corpo, quantidade de água inferior as necessidades dos animais acarreta em menor consumo de ração e menor ganho de peso. Com todos os pontos discutidos acima fica notório a importância da água nos sistemas de produção, e a necessidade da avaliação periódica de análise da qualidade da água, que poderá ser feita anualmente ou em períodos menores caso haja contaminação da mesma.
Referências:
- A suinocultura no Brasil: DISPONIVEL EM: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2013/01/08/a- suinocultura-no-brasil/
- Água e Produção Animal, por Julio Palhares. DISPONIVEL EM:
h ttps://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/agua-e-producao-animal-por-julio-palhares/20120207- 1 34635-x523
- Qualidade da água pra suínos. DISPONIVEL EM:
- C onsumo de água na produção animal.
pOR: Wilson Inácio da Silva Filho, Anderson Augusto dos Santos. DISPONIVEL EM:
h ttps://www.coimma.com.br/blog/post/consumo-de-agua-na-producao-animal
- A importância da água de bebida para suínos. Por: Clarice Speridiao Silva Neta. DISPONIVEL EM:
h ttps://agroceresmultimix.com.br/blog/importancia-da-agua-de-bebida-para-suinos/
- Cartilha Gestão da água na suinocultura. DISPONIVEL EM:
h ttps://www.embrapa.br/documents/1355242/0/Curso+Suinocultura+
+ Gest%C3%A3o+da+%C3%81gua+na+Suinocultura.pdf
- PNMA II PROJETO SUINOCULTURA SANTA CATARINA Convênio N° 2002CV000002 DISPONIVEL EM: h ttp://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_j9x5x3p.pdf