Suplementação de Vacas de corte no pré-parto imediato com subprodutos.
Marcelo Hentz Ramos – PhD / Diretor 3rlab
Um experimento foi realizado durante dois anos (ano 1 = 326 vacas, ano 2 = 383 vacas) com o objetivo de entender o impacto da suplementação com subprodutos (70% DDG + 30% casca de soja) durante o último terço da gestação (103 dias antes do parto) sobre algumas variáveis de importância econômica no sistema de produção de carne.
Os tratamentos utilizados foram: sem suplemento (C), 2.16 kg por vaca/dia (PS) ou 8.61 kg por vaca/dia (AS). Após a suplementação, bezerros foram desmamados aos 80 dias após o nascimento (EW) ou aos 188 dias após o nascimento (NW).
O peso e escore corporal das vacas no tratamento AS foram maiores durante o pré-parto, pós-parto e após a inseminação quando comparado aos outros tratamentos. O desmame precoce (EW) resultou em melhora na taxa de concepção quando comparado ao desmame tradicional (NW). Os autores concluíram que a suplementação no pré-parto com adição da desmame precoce resultou em aumento do escore e peso corporal das vacas como também melhora nas taxas de reprodução.
O que podemos aprender sobre este experimento? Sabemos que as vacas precisam de ajuda no terço final da gestação, pois é nesta fase que acontece a maior parte do crescimento fetal. Também entendemos que vacas que parem em uma condição corporal melhor tem uma chance mais alta de emprenhar e continuar no rebanho. Em adição, a prática do desmamem precoce têm se tornado mais e mais comum em nossas fazendas. Adicione a este cenário o fato de termos uma grande disponibilidade de subprodutos no nosso país. Pergunta: com todas estas informações e a indústria de pecuária de corte empurrando cada vez mais produtores para fora da atividade, por que não utilizamos estas tecnologias?
O trabalho em conjunto com seu técnico irá determinar o ponto ótimo da suplementação para o maior retorno na atividade. Ferramentas estão disponíveis, precisamos entender quando utilizá-las para buscarmos cada centavo a mais por animal na fazenda.
Adaptado de:
Prepartum supplement level and age of weaning: I. Effects on prepartum and postpartum beef cow performance and calf performance through weaning. L. M. Shoup, A. C. Kloth, D. Gonzalez-Peña Fundora, F. A. Ireland, S. L. Rodriguez Zas, T. L. Felix, and D. W. Shike, 1University of Illinois, Urbana, University of Illinois at Urbana-Champaign, Urbana. ADSA 2014.
1 Comment
E o desempenho dos bezerros? Foi diferente nos tratamentos de desmame precoce comparado com o desmame convencional ?