Cecília Donata Silva de Oliveira
Fonte – Google imagens.
Custos com alimentação pode ser considerado o maior gasto da produção animal, a qualidade dos alimentos tem correlação direta com a eficiência produtiva dos animais. Devido ao impacto que a alimentação possui, é importante que periodicamente os alimentos sejam analisados para estimativa de seu valor nutritivo. Os métodos tradicionalmente utilizados são via química ou infravermelho.
Hoje em dia, o conteúdo nutricional influência para determinar o valor comercial dos produtos agricolas e alimentos em geral.
O sistema de análise por infravermelho (NIRS)
Análise por método infravermelho, tem se tornado popular entre os nutricionistas, as principais vantagens que este método oferece está na velocidade em que resultados são obtidos e o baixo custo.
Cada componente do alimento (proteína, gordura, fibra) irá refletir a luz infravermelha de formas distintas, a luz refletida é transformada em impulsos eletronicos, a partir dai os impulsos são utilizados para fornecer os resultados da análise. Todo o processo de análise de alimentos via NIRS dura apenas alguns segundos.
Para a leitura no equipamento NIRS, ao chegar no laboratório a amostra é pré-secada e moída, as determinações geradas pelo equipamento possuem alta precisão e correlação com métodos de análise referenciais de laboratório.
O custo de uma análise via NIRS torna seu uso promissor, já que no momento de formular uma dieta, o nutricionista deve ter em mãos a composição de diferentes alimentos em frequência semanal ou mensal. Portanto determinar a composição química dos alimentos por um menor custo e em menos tempo, favoreceu a rápida tomada de decisões na nutrição animal.
Outro ponto interessante é que em uma leitura que dura segundos, o equipamento é capaz de mensurar vários nutrientes, o que contribui para reduzir custos.
Demais benefícios podem ser encontrado neste modelo, como poucas técnicas de preparo da amostra e capacidade de análisar vários constituintes de uma só vez. Além de redução no impacto ambiental devido ao menor uso de reagentes químicos gerados no meio ambiente.
Normalmente laboratórios possuem pacotes de análises com permissões a determinados tipos de alimentos, para serem análisados no equipamento.
O uso do NIRS para obter os resultados nutricionais dos alimentos, é uma ótima opção pra quem busca uma análise completa, com baixo custo em um curto período.
Referências:
MIRA. RODRIGO T. UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DA ESPECTROFOTOMETRIA DE REFLECTÂNCIA NO INFRAVERMELHO PROXIMAL NA PREDIÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE UMA PASTAGEM CONSORCIADA DE GRAMÍNEA + LEGUMINOSAS. Dissertação Mestrado – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1999.