Cecília Donata Silva de Oliveira
Imagem de Capri23auto por Pixabay
O que é muda forçada?
Em situação natural após um período produtivo, poedeiras passam por um período de redução a função reprodutiva onde ocorre baixa na produção de ovos, redução do consumo de água e ração podendo ocorrer também a troca de penas; A qualidade da casca do ovo também pode ficar comprometida nesta fase, o processo de muda natural pode durar cerca de quatro meses, representando assim uma fase não rentável a granjas produtoras. Mediante ao exposto o processo de muda forçada surge como alternativa a granjas comerciais, possui por objetivo iniciar o segundo ciclo de produção o mais rápido possível, ele ocorre em um curto espaço de tempo, possibilitando o reaproveitamento das aves, diminuindo a necessidade de compra de novos animais.
Como realizar o processo de muda forçada?
Basicamente há mais de uma maneira de iniciar o processo de muda forçada em aves, abaixo serão destacados os principais métodos estudados.
- Administração de fármacos: Consiste em adicionar determinados remédios que sejam capazes de parar a produção de ovos e iniciar a troca de penas, porém este modelo não é aplicado devido à possibilidade dos fármacos deixarem resíduos nos ovos e os efeitos que estes poderiam exercer sobre a saúde humana.
- Nutricionais: Alterar a composição de minerais que exercem influência direta aob a produção de ovos, como cálcio, fósforo, sódio, zinco. Este método pode ser utilizado sozinho ou em conjunto com outro modelo.
- Manejo: este método consiste em submeter as galinhas a um período de estresse, o que resultaria em encerramento da postura. Granjas, utilizam a redução da iluminação, privação de ração por um período de 14 dias e água por um período de 3 dias. O número de dias em que os animais são submetidos a tais privações pode variar.
Diversos benefícios são decorrentes do processo de muda forçada, como: aumento da taxa de postura e melhoria da casca do ovo. A produção de ovos no segundo ciclo de postura pode ser de 7 a 10% menor em relação ao primeiro, observa-se que quanto mais cedo o lote sofrer a muda, mais rápido ocorre o retorno a postura e melhores níveis de produção são observados. O ideal é iniciar a muda antes de 70 semanas.
Muda forçada e bem-estar animal
De fato os consumidores de ovos importam-se muito com o preço dos produtos e a qualidade do mesmo. Porém, há certa tendência por parte dos consumidores em se preocupar com o bem-estar animal e também as possíveis implicações que este método pode ter perante a saúde humana, uma vez que no momento em que as aves são submetidas ao processo de muda forçada pode ocorrer redução da imunidade das aves e maior probabilidade de contaminação a doenças como salmonelose.
Já o bem-estar animal é colocado a prova a depender do método que é realizado a muda forçada, caso haja restrição alimentar e de água este pode promover estresse nas aves e queda no bem-estar, com isso modelos alternativos para promover a muda forçada são estudados, visando aliar bem-estar, segurança do produto final e rentabilidade das granjas.
Tabela 1 – Efeito de diferentes tratamentos de indução a muda, em poedeiras semi-pesadas, sobre características de desempenho produtivo, no decorrer do período de muda.
Realizar o processo de muda forçada oferece vantagens as granjas produtoras, porém ressalta-se a importância de fornecer uma dieta devidamente balanceada com o ajuste correto de minerais na dieta, evidenciando assim a importância do conhecimento da composição bromatológica do alimento, para a formulação de dietas de precisão que maximizem a postura das galinhas e qualidade do ovo.
Referências:
.S .C. TEIXEIRA ¹, W.M. CARDOSO². MUDA FORÇADA NA AVICULTURA MODERNA. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.35, n.4, p.444-455, out./dez. 2011. Disponível em www.cbra.org.br.
SCHERER. MIRIANI. R. MÉTODOS ALTERNATIVOS DE MUDA FORÇADA PARA POEDEIRAS COMERCIAIS. Dissertação Mestrado – Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Botucatu – São Paulo Setembro – 2007.