Taísa da Silva
O que é MPB
O sistema de plantio de mudas pré-plantadas (MPB) consiste na formação de mudas em viveiros, uma tecnologia que visa diminuir problemas fitossanitários.
Através de mudas sadias, a técnica reduz as ocorrências de pragas e doenças na implantação da lavoura além de possibilitar a introdução de novas variedades. Além disso, ela é economicamente viável, pois, reduz custos no transporte e na quantidade de mudas.
Histórico
Com a chegada da cana-de-açúcar no Brasil, por volta de 1530 iniciou-se um sistema que consiste em plantar toletes (colmos inteiros ou colmos fracionados a cada 3 ou 4 gemas) sobre os sulcos abertos no solo. Essa técnica ainda é utilizada de forma majoritária na produção da cultura.
Por volta de 1980 a técnica foi reconfigurada em um novo método de propagação: extração da gema e formação de mudas em substrato. E em 2013 o Instituto Agronômico de Campinas modernizou esse método ele passou a ser nomeado como Sistema de Mudas Pré-Brotadas.
Inovação Necessária
O cenário evolutivo da cultura da cana foi possibilitado pelo investimento em pesquisas. A cultura é uma das mais exploradas. Existem muitos estudos e experimentos visando o melhor aproveitamento de seus produtos industriais: açúcar, etanol, vinhaça, destilados entre outros. Além disso, a produção de cana é amplamente amparada pelo desenvolvimento agrícola: melhoramento genético e intensa mecanização. Porém, essa prática do uso de colmos como unidades vegetativas não acompanhou esse desenvolvimento. Os maquinários agrícolas utilizados para distribuição dos toletes nas linhas de plantio acaba danificando às gemas, reduzindo sua qualidade e aumentando a demanda do número de colmos utilizados. Outro fator é que os colmos utilizados provêm de viveiros precarizados, estes não possuem bom controle de qualidade nos aspectos genéticos e sanitários.
Como é realizado
No sistema de plantio de mudas pré-plantadas no lugar dos colmos como sementes, entram as mudas pré-brotadas. Esse processo ocorre com as seguintes etapas:
1)As mudas são produzidas a partir dos minirrebolos, que são os cortes de cana onde se encontram as gemas.
2) Depois de produzidas elas passam por uma seleção visual e posteriormente recebem tratamento fungicida.
3) Ocorre o processo de brotação em caixas com condições controladas temperatura e umidade controlada,
4) Ao final as mudas ficam em tubetes e passam por processo de aclimatação.
Além de mais vigorosas, as mudas do MPB também reduzem as falhas nas áreas de cultivo o, já que elas aumentam uniformidade nas linhas de plantio , No método antigo, o uso excessivo de mudas que brotam direto no campo acabam competindo por recursos, gerando problemas.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Gustavo Soares et al. Manejo de plantas daninhas no sistema de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Herbicidas, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 86-94, mar. 2018. ISSN 2236-1065. Disponível em: <http://www.rbherbicidas.com.br/index.php/rbh/article/view/526>. Acesso em: 22 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.7824/rbh.v17i1.526..
AQUINO, G. S.; MEDINA, C. C. Produtividade e índices biométricos e fisiológicos de cana-de-açúcar cultivada sob diferentes quantidades de palhada. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 49, n. 3, p. 173-180, 2014.
GOMES,Carla IAC desenvolve sistema inédito que muda o conceito de plantar cana. IAC Notícias, 2013. Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/noticiasdetalhes.php?id=836#:~:text=O%20sistema%20de%20Mudas%20pr%C3%A9,mudas%20que%20vai%20a%20campo.>. Acesso em: 24 de jan de 2021.