Autor: Otávio Canestri de Souza Andrade
Você sabia que a cor de um solo pode dizer muito sobre as propriedades e características a respeito dele? Além de permitir que o produtor conheça e tenha noção dos níveis de matéria orgânica e drenagem é possível conhecer também a sua composição química?
Esse é um assunto extremamente importante e estudado pela pedologia, que é a ciência que estuda os processos de formação dos solos e a seguir falaremos um pouco mais a respeito desse fenômeno e as relações diretas que ele tem com a agricultura.
Sabe-se que o solo é a estrutura formada decorrente de intensos e diversos processos de pedogênese e que cobre toda a superfície terrestre. Esses processos, são os chamados fatores de formação dos solos, sendo os principais deles: relevo, clima, topografia e ação de organismos.
Além de ser o habitat para a maioria dos seres vivos da Terra, o solo também exerce importantes funções como a de armazenamento e ciclagem de nutrientes, controla o fluxo de água e ainda age como o principal substrato para a maioria das plantas crescerem e se disseminarem.
Representação de diferentes tipos de solo e suas respectivas cores.
Da esquerda para direita, gleissolos, luvissolo, neossolos e latossolos. Classes de solos do Brasil, FONTANA, Ademir; BALIEIRO, Fabiano de Carvalho (Embrapa Solos). PEREIRA, Marcos Gervásio (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), 2019.
Com o grande avanço da agricultura atual e também a alta exigência mundial pela produção de alimentos, estudos a respeito dos solos se tornaram uma prática importantíssima e crucial para se obter melhores resultados produtivos e de qualidade dos materiais produzidos. Entre esses estudos, a cor do solo é um deles, o qual sabemos que pode revelar grandes informações a respeito do solo e suas propriedades.
Antes de abordamos sobre as cores existentes e o que elas representam, é necessário primeiro falar sobre o processo de classificação e determinação da cor de um solo. Por ser algo completamente subjetivo, em que uma pessoa pode ter uma percepção muito distinta de outra, foi criado um sistema de classificação universal para padronizar as cores e a forma como elas são nomeadas: A carta de Munsell.
Representação – Carta de Munsell
Em síntese, podemos definir a Carta de Munsell como sendo um livro que consiste na exemplificação e representação de diversas cores encontradas nos solos de todo o mundo. Ao todo são aproximadamente 170 cores diferentes, cada um com seu código representado por três números diferentes, que se referem à:
- Matiz = diz respeito a cor pura, descrita entre vermelho (R) e amarelo (Y).
- Valor = é a proporção das cores branco e preto no solo.
- Croma = é a proporção da mistura das cores fundamentais, com tonalidade cinza. Varia de 0 a 10.
Através desse sistema de classificação das cores dos solos, é possível agora fazer algumas inferências e suposições quando analisamos uma amostra em específico. Lembrando que a classificação da cor de um solo não substitui a realização de uma análise de solo em laboratório!
Solos Escuros – geralmente a cor escura de um solo está diretamente relacionada ao seu nível de matéria orgânica. Níveis altos de M.O. ocasionam em uma coloração mais escura das estruturas do solo. Além disso, solos com grande presença de turfas ou carvão tendem a ser semelhantes.
Solos Claros – quando se analisa a cor de um solo e este apresenta uma coloração mais clara, é possível constatar que se trata de um solo com uma boa drenagem, por exemplo.
CORES NO SOLO: Diferentes Agentes Pigmentantes
Além das cores claras e escuras, é muito provável que você já tenha se perguntado o motivo pelo qual alguns solos apresentam a coloração amarela ou vermelha. Isso ocorre, basicamente, pelas diferentes formas como o elemento Ferro se manifesta no solo.
De forma resumida, podemos afirmar que o Ferro se manifesta tanto em sua forma reduzida (Fe²) ou também em sua forma oxidada (Fe³), podendo o último ser hidratado como a goetita (FeO(OH)) ou desidratado como a hematita (Fe2O3).
O Ferro oxidado é um agente pigmentante muito forte, principalmente quando em sua forma desidratada (hematita). Este é o grande responsável pela coloração vermelha nos solos.
Já a cor amarela, é muito característica pela ausência de hematita e grande concentração de goetita no solo.
Outra cor muito característica e encontrada principalmente em regiões de várzea (áreas inundadas), é a coloração cinza. Isso ocorre, principalmente, devido a grande ausência de ferro oxidado, que é um pigmentante forte e sem ele o solo fica sem cor, podendo ter ou não o ferro reduzido.
A redução é muito comum em ambientes hidromórficos (saturados por água), onde a massa de solo encharcada recebe então essa coloração acinzentada, muito conhecida também como gleissolo.
CURIOSIDADES A RESPEITO DAS CORES DO SOLO
Além de serem grandes indicativos da composição química do solo, como mencionamos anteriormente, as cores possuem uma questão cultural muito forte, influenciando principalmente nos nomes que os solos recebem.
Grande exemplo disso é o solo conhecido como “Terra Roxa” muito encontrado nas regiões de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e famoso por apresentar excelente fertilidade. Esse solo recebeu esse nome devido à influência de imigrantes italianos que viviam nessas regiões e o chamavam de “Rosso” que no idioma italiano quer dizer vermelho, devido à forte coloração vermelha nesse tipo de solo. Logo o nome se popularizou e passou a ser chamado então de Terra Roxa.
Outros exemplos disso são os Chernossolos, que receberam esse nome por influência do idioma russo, que o chamava de “chern”, significando “escuro”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Existe hoje uma gama de cores e variações presentes em todos os solos do mundo. Em quase 100% dos casos é possível conhecer e perceber pelo menos alguma característica referente a ele, determinando sua composição química ou propriedade física. Por esse motivo, o estudo e a prática da classificação da cor do solo é essencial e fundamental para conhecer melhor o material no qual será trabalhado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O SOLO NA SALA DE AULA – DISPONÍVEL EM https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/geo09/popups/cor.htm