Cecília Donata Silva de Oliveira
CENÁRIOS DA PECUÁRIA DE CORTE NO BRASIL
A pecuária de corte é um setor relevante no agronegócio do nosso país. O Brasil é um produtor em potencial e um grande exportador de carne bovina, esta perspectiva tende a se expandir cada vez mais devido à extensa área produtiva, clima relativamente favorável e aptidão agrícola. Os cenários atuais exigem da pecuária que a sua área explorada seja intensificada e produtiva, isto ocorre devido à pressão por áreas para a produção de grãos, celulose e afins.
Apesar do lugar ocupado pelo Brasil para a produção de carne bovina, ainda há um longo caminho a se percorrer em busca do aumento da quantidade de carne produzida, uma vez que a produtividade média das pastagens, que constituem a principal forma de criação de animais em nosso país, encontra-se abaixo do seu real potencial em termos de taxa de lotação e a utilização de suplementos pode ser uma boa estratégia.
ESTRATÉGIAS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE A PASTO
O aumento da produtividade de sistemas baseados em pastagens pode ser obtido com medidas relativamente simples de manejo de pastagens (adubação) e também com a suplementos para animais. Atualmente é possível visualizar cenários em que a pecuária de corte vem enfrentando a busca por precocidade dos animais, tanto em termos reprodutivos quanto em idade ao abate. A intensificação de pecuária tem como propósito o desmame de bezerros cada vez mais pesados e terminar um animal jovem e precoce.
Desta forma, a pecuária moderna se aproxima cada vez mais do uso de suplementos dos animais com alimentos energéticos e proteicos, permitindo um ajuste fino da dieta dos animais e o suprimento do deficit de nutrientes deixado pela forragem. As vantagens desta prática podem ter impactos econômicos para o criador e redução do tempo de cria, que consiste na fase mais longa quando comparada a outras fases de criação de bovinos de corte.
Benefícios da redução da idade ao abate:
- Melhoria da taxa de desfrute dos rebanhos;
- Ciclos de produção mais curtos;
- Melhoria da qualidade do produto final;
- Giro rápido do capital investido.
Por outro lado, a redução da idade ao abate destes animais requer maiores estratégias e também investimentos em genética, manejo e nutrição dos animais.
SUPLEMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
Os índices produtivos de carne bovina ainda são considerados baixos no Brasil, principalmente devido a grandes áreas de pastagens degradadas e a sazonalidade de produção de pastagens. Algumas estratégias podem ser adotadas pelos criadores, como diferimento de pastagens e suplementação proteica e energética dos animais, com objetivo de encurtar a fase de cria.
Com isso, é constante a busca por alimentos proteicos e energéticos que possuam efeitos simbióticos com a forragem proveniente das pastagens, e estes por fim sejam capazes de elevar o desempenho produtivo dos animais, ocasionando em efeitos benéficos tanto para os animais quanto para o produtor.
Tabela 1: Médias de quadrados minímos, para os pesos vivos inicial (PVI, Kg) e final (PVF, Kg), ganho médio diário (GMD, g/animal), rendimento de carcaça (RC, %); de acordo com os tratamentos.
Em síntese, o suplemento proteico e energético, quando associadas ao uso eficiente de pastagens com manejo adequado, podem conferir benefícios ao desempenho dos animais, porém a compra de alimentos deve ser feita de maneira estratégica e a formulação deve ser realizada de forma precisa, para que não ocorra desperdício de alimentos e venha a atender as necessidades dos animais. Para isso, é necessário realizar análises químicas dos alimentos concentrados e também da pastagem, e a formulação deve ser feita por um nutricionista.
Referências:
PORTO. MARLOS. O. SUPLEMENTOS MÚLTIPLOS PARA RECRIA E TERMINAÇÃO DE BOVINOS EM PASTEJO DURNATE O PERÍODO DAS ÁGUAS. Tese Mestrado, apresentada á Universidade Federal de Viçosa, Viçosa 2005.
SANTOS. JULIANA. A. A. SUPLEMENTAÇÃO ENERGÉTICA NA RECRIA DE BOVINOS DE CORTE SUBMETIDOS EM PASTEJO ROTATIVO NO VERÃO: EFEITO DE RAÇA, PRODUTIVIDADE DE CARNE, IMPACTOS NA TERMINAÇÃO E ANÁLISEECONÔMICA. Dissertação mestrado, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São