Cecília Donata Silva de Oliveira
Imagem de feno santa gertrudes
A alimentação é um dos fatores que representam maior custo na produção de leite e carne, o Brasil destaca-se como um país privilegiado na produção de ruminantes a pasto, porém dificuldades são encontradas quando condições adversas ocorrem, como no período do inverno, ao qual os produtores enfrentam um período longo de estiagem e as gramíneas reduzem seu crescimento. O processo de ensilagem tem como principal objetivo a conservação do material ensilado com o mínimo de perdas possíveis no valor nutricional do alimento, no decorrer deste processo de ensilagem há ação dos microorganismos benéficos durante o processo fermentativo, obteremos a conversão dos carboidratos solúveis da planta em ácidos orgânicos que proporcionará a conservação do material ensilado.
A produção de pré-secado é menos difundida em relação à produção de silagem convencional e feno. Podemos definir este processo por um período de pré-secagem da forragem a campo após o seu corte, no momento em que ela atinge os níveis ideais de umidade, a forragem é ensilada em ambiente anaeróbio (com ausência de oxigênio), afim de criar condições para uma perfeita fermentação lática, que é obtida através da máxima compactação e vedação possível da massa ensilada, reduzindo a entrada de oxigênio e consequentemente a proliferação de microorganismos que seriam prejudiciais ao alimento, resultando em uma conservação adequada. O teor de matéria seca ideal para realizar este processo é aquele intermediário entre o processo de ensilagem convencional e a produção de feno.
O estádio de crescimento da planta é um fator importante, este pode ser um indicativo sobre seu valor nutritivo. A qualidade das forrageiras pode reduzir conforme ela atinge maturidade, porém ocorre aumento na produção de matéria seca por unidade de área. O crescimento irá fazer com que ocorra elevação dos teores de celulose, hemicelulose e a lignina.
Já no estádio vegetativo o valor nutricional das plantas forrageiras é maior, porém com menor produção de matéria seca por unidade de área. Além de todos cuidados adotados para realizar o processo de ensilagem, a escolha correta da cultivar também é muito importante, pois ela será determinante para a produtividade do pré-secado, dentre as principais cultivares adotadas destacam-se as gramíneas de clima temperado, pois apresentam uma boa produtividade, porém a escolha da gramínea ideal para confecção da silagem de pré secado vai depender da sua região e clima.
A tomada correta de decisão correta, será aquela gramínea que irá apresentar boa adaptação e produtividade, bom valor nutritivo e ser economicamente viável. O solo para implantar a cultivar deve possuir bom aporte de matéria orgânica e pH adequado, evitando solos com excesso de acidez e também deverá ser um solo adubado para melhor resposta em termos de produtividade.
Gramíneas de clima temperado:
Aveia preta: É muito utilizada no sul do Brasil, e também vem sido adotada para a confecção de silagem pré-secado, empregando-lhe correto manejo pode se adaptar a climas subtropical e tropical, apresenta boa produtividade, com alto valor nutricional.
Aveia branca: utilizada na região sul do Brasil, o melhoramento genético vem trabalhando para desenvolver cultivares mais adaptadas as nossas condições climáticas. Possui alta resistência à ferrugem e também por ser de excelente qualidade nutricional garantindo boa produtividade dos animais.
Azevém: É uma planta que apresenta certa rusticidade, pode ser utilizado na forma de pastejo contínuo ou rotativo, fornecido verde no cocho e na confecção de feno e de silagem pré-secado. Quando bem manejado pode alcançar uma produtividade favorável!
Centeio: Essa forrageira se destaca pelo seu crescimento inicial vigoroso, alta rusticidade e grande resistência a doenças, à seca e à acidez do solo.
Tabela 1: Produção (kg de MS ha-1 ) e altura (cm) de acordo com as diferentes gramíneas de inverno.
Para a garantia de uma boa silagem de pré–secado deve-se considerar fatores como armazenamento, manejo, características das forrageiras, estádio de maturação da planta composição química, entrada de ar antes da cobertura do silo e má compactação. Estes critérios devem ser considerados para garantia de um alimento conservado de boa qualidade em períodos onde pode ocorrer baixa disponibilidade de pastagem.
Referncias
SIMIONATTO. MARCIO. PRODUÇÃO DE SILAGEM PRÉ-SECADA COM DIFERENTES GRAMÍNEAS DE CLIMA TEMPERADO. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, apresentado ao curso de Zootecnia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. DOIS VIZINHOS 2013.
HORST. HENRIQUE. E. PRODUÇÃO E QUALIDADE NUTRICIONAL DA FORRAGEM E DA SILAGEM PRÉ-SECADA DE DIFERENTES CEREAIS DE INVERNO COLHIDOS EM ESTÁDIO DE PRÉ-FLORESCIMENTO. Dissertação Mestrado – Apresentada à Universidade Estadual do Centro-Oeste, GUARAPUAVA-PR 2016.