Cecília Donata Silva de Oliveira
Cria
A pecuária de corte brasileira tem se espaço consolidado na produção, o manejo nutricional e sanitário acompanhado do melhoramento genético, são fatores que contribuem para o sucesso, porém ainda há um longo caminho a se percorrer e um grande potencial de melhorias para aumento da eficiência e rentabilidade do sistema.
Com a intensificação da cadeia produtiva, proporcionar condições para que o bezerro alcance o máximo desempenho deixou de ser uma tarefa exclusiva da vaca, portanto fornecer pastagem de qualidade, minerais e suplementação adicional é essencial para explorar o máximo potencial genético; elevar o peso ao desmame dos bezerros podemos obter novilhos precoces ou superprecoces e aumentar a taxa de desfrute do rebanho.
A produção de leite materno reduz a partir do segundo mês de lactação e deixa de atender as exigências do animal, reduzindo o desempenho. Para que os bezerros consigam ter um ganho de peso satisfatório, se faz necessário a suplementação desses animais para atender a sua demanda de energia.
Creep-Feeding
O creep-feeding é uma forma ofertar uma ração balanceada, em um cocho privativo onde somente os bezerros tem acesso através de uma pequena passagem dimensionada, de forma que apenas os lactantes consiga circular entre a área privativa, o alimento ofertado a esses animais é uma suplementação alimentar exclusiva, geralmente é ofertado concentrado enriquecido com vitaminais e minerais. Inúmeros fatores devem ser levados em consideração ao implantar o sistema na propriedade, como a quantidade e a qualidade do pasto, a produção de leite da matriz, o potencial genético dos bezerros, o sexo, a idade dos bezerros no desmame, o tempo de administração e o tipo de suplemento fornecido (proteico ou energético).
O ganho de peso dos bezerros tendem a diminuir após o segundo mês de vida, devido a redução na produção de leite, as exigências nutricionais dos bezerros em crescimento aumentam rapidamente e neste período os animais não conseguem utilizar alimentos volumosos, em função do aparelho digestivo não estar desenvolvido. O creep-feeding deve entrar como um adicional a alimentação básica, que será o leite materno e a forragem disponível no pasto, visando corrigir o deficit de energia do leite materno. Apesar de haver indícios de melhora da eficiência produtiva da vaca, o sistema visa especialmente os bezerros.
Vantagens de utilização do creep-feeding
- Maior peso a desmama.
- Fácil adaptabilidade de bezerros criados no sistema creep-feeding a sistemas de confinamento.
- Adaptação a suplementação no cocho.
- Melhorias no desenvolvimento dos bezerros durante a fase de amamentação.
- Redução do tempo de abate e custo de permanência na propriedade.
- Minimiza o estresse à desmama.
- Possibilita melhorias no escore de condição corporal (ECC) das vacas pela diminuição do aleitamento.
- Melhoria nas características reprodutivas das matrizes, as vacas cujos bezerros recebem suplementação alimentar revelam melhores condições físicas à desmama uma vez que não são submetidas a amamentação tão severa pelas crias.
- Acelerar o desenvolvimento ruminal dos bezerros.
Tabela 1: Diferentes manejos de suplementação de acordo com a idade de abate na bovinocultura de corte em sistemas de ciclo completo (cria, recria e engorda) em pastagens tropicais.
Fonte: Cenários para a pecuária de corte Amazônica
Para obter sucesso e o retorno econômico no sistema, é necessário a implantação da instalação creep-feeding com o dimensionamento adequado, a dieta dos bezerros devem ser formuladas com cuidado e de acordo com a necessidade dos bezerros, evitando gastos desnecessários de nutrientes. O uso de suplementação via creep-feeding é uma alternativa considerada capaz de aumentar o ganho médio diário e o peso à desmama de bezerros. A utilização da suplementação com uso de creep feeding, pode trazer vantagens descritas anteriormente, mas deve se considerar o custo benefício e a rentabilidade do sistema.
Referências:
- O uso da técnica do Creep-feeding na suplementação de bezerros Por: Carlos Clayton Oliveira Dantas , Fagton de Mattos Negrão , Luiz Juliano Valério Geron , Alexandre Agostinho Mexia.
- Creep feeding: saiba tudo sobre essa técnica para um manejo eficiente. Por: Sâmila Delprete |Tecnologia no Campo. Disponivel em: https://tecnologianocampo.com.br/creep-feeding/
- Comparação de sistemas de avaliação de dietas para bovinos no modelo de produção intensiva de carne. II — Creep feeding. Por: Rodolfo Marques de BritoI; Alexandre Amstalden Moraes SampaioII; Geraldo Maria da CruzIII; Maurício Mello de AlencarIII; Pedro Franklin BarbosaIII; Rogério Taveira BarbosaIII.
- Cenários para a pecuária de corte Amazônica. Disponivel em: https://csr.ufmg.br/pecuaria/wp-content/uploads/2015/03/relatorio_cenarios_para_pecuaria_corte_amazonica.pdf
- Vantagens e desvantagens do creep-feeding para bovinos. Disponivel em: https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-corte/creep-feeding-vantagens-desvantagens-bovinos/