Cecília Donata Silva de Oliviera
Imagem de My pictures are CC0. When doing composings: por Pixabay
O feno é utilizado como fonte de volumoso para animais ruminantes, torna-se uma opção de alimento a ser incluso na alimentação devido a estacionalidade de produção de pastagens, também é incluída na formulação de dietas de bovinos confinados como fonte de fibra para esses animais. O processo de fenação também constitui uma maneira de conservação de forragem e tem como finalidade desidratação do volumoso, preservando ao máximo o seu valor nutritivo.
No Brasil a produção de feno no campo é amplamente utilizada e pode feita utilizando a energia solar, porém esta prática é muito dependente das variações climáticas. O processo de um campo específico para a produção de feno e avanços tecnológicos possibilitaram obter um alimento conservado de qualidade para os animais. A qualidade do feno a ser produzido está diretamente ligada em como a maneira em que o processo de fenação é realizado, a adubação da forrageira e estádio de crescimento da planta.
Para obtermos um feno com alto valor nutritivo, durante o processo uma etapa importante, que assegura a qualidade do mesmo é o revolvimento afim da secagem do material se dar por igual ao longo da massa de forragem, esta prática permite trocas gasosas e perda de umidade. Os teores de proteína, minerais, digestibilidade do feno produzido está diretamente relacionada com a capacidade do alimento fornecer os nutrientes orgânicos e minerais exigidos pelos animais. Diversas forrageiras podem ser utilizadas durante a fenação, no momento da escolha de uma cultiva para realizar o processo, deve-se considerar a demanda de equipamentos, tecnologias disponíveis, adaptação ao clima, região e exigência de adubação da forrageira. Dentre ampla gama de cultivares disponíveis no mercado destaca-se aquelas que atingem rapidamente o ponto de feno, mantendo o máximo possível do valor nutricional da forrageira original e com menores riscos de perdas.
Pontos caracteristicos de uma boa forrageira para fenação:
Valor nutritivo coerente com a demanda do rebanho; Elevada produção de forragem por unidade de área; Boa capacidade de rebrota após a colheita;
Hábito de crescimento que facilite a colheita, ou seja, que propicie bom desempenho do implemento/ ferramenta de corte.
Tabela 1 – Composição bromatológica, base na matéria seca, dos fenos de algumas forrageiras
Fonte: Adaptado Evangelista, Lima.
O feno se caracteriza pela facilidade de armazenamento e possibilidade de ser armazenado por longos períodos, porém exige condições adequadas de armazenagem e que não excedam os limites de umidade (18 a 20%), para garantia de um bom processo de armazenagem sem a proliferação de microorganismos, além do exposto um feno produzido adequadamente e armazenado corretamente, atendendo todos os cuidados necessários para a preservação do valor nutritivo, constituirá um alimento bem aceito pelos animais, o que refletirá positivamente na lucratividade do empreendimento.
Referências:
EVANGELISTA. Antonio R.¹; LIMA. Josiane. A.² – PRODUÇÃO DE FENO.
BONATO. Rodrigo. G. QUALIDADE OPERACIONAL DA FENAÇÃO: ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO. Dissertação Mestrado – Universidade de São Paulo. Piracicaba 2014.3