COMPREENDA ESSA DOENÇA E SAIBA COMO COMBATÊ-LA
Autor: Otávio Canestri de Souza Andrade
Foto: Agrolink (agrolink.com.br)
A soja é hoje um dos grãos mais cultivados e produzidos em todo o mundo. Sua produção é extremamente importante não só para o setor do agronegócio, mas também os setores alimentícios e de cosméticos, que proporcionam uma grande movimentação da economia e geração de inúmeros empregos. Segundo dados da CONAB a produção anual brasileira ultrapassa a marca de 114 milhões de toneladas, além de possuirmos também uma produtividade média de mais de 3 mil kg/ha.
Entre os diversos fatores que afetam e prejudicam a qualidade e a produtividade da soja, como por exemplo o ataque de pragas e realização de manejos incorretos, podemos dizer que a doenças ocupam uma posição de grande destaque. Além de atacarem e comprometerem os órgãos das plantas, elas influenciam ainda no metabolismo e, consequentemente, em sua produção. Diante desse contexto, falaremos a seguir a respeito de uma das doenças mais prejudiciais para a cultura da soja e que mais comprometem com a sua produtividade: a Ferrugem Asiática.
O QUE É ESSA DOENÇA?
A ferrugem asiática é hoje uma das principais doenças que atacam a cultura da soja e está presente em praticamente todo o território brasileiro. Ela é causada por um fungo chamado Phakopsora pachirhizi que possuí grande facilidade de reprodução e disseminação, por esse motivo praticamente todos os produtores de soja do país, estão sujeitos ao seu ataque.
A doença causa grande preocupação, principalmente pelo fato de ocasionar em uma grande quantidade de desfolha precoce nas plantas, impedindo que elas realizem a completa formação dos grãos e sofram com altas perdas de produtividade.
A intensidade e os níveis de danos causados por essa doença, estão diretamente relacionados com o momento em que ela incide na lavoura e se existe também as condições climáticas ideais para a sua multiplicação. Em casos mais severos os danos podem chegar a cerca de até 70%.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS E DANOS CAUSADOS PELA FERRUGEM ASIÁTICA?
Os sintomas causados pela ferrugem asiática podem se manifestar em qualquer um dos estágios de desenvolvimento da soja, sendo as folhas os principais órgãos que sofrem com o ataque dessa doença e manifestam os sintomas mais característicos.
Inicialmente, a doença se manifesta através da formação de pequenas pontuações de coloração verde escura nas folhas da planta, sendo a primeira fase de infecção do fungo observada.
Ao passo em que o fungo vai crescendo e se desenvolvendo, é possível perceber a formação de pequenas protuberâncias na face superior das folhas, que são as chamadas urédias. Essas, por sua vez, são estruturas de reprodução do fungo, por onde são formados os esporos do patógeno e posteriormente disseminados ao meio.
Após esse processo, as urédias passam a ter uma coloração castanho-claro a castanho-escuro, evoluindo para uma mancha castanho-avermelhada, gerando lesões visíveis e perceptíveis em ambas as faces da folha.
Representação de diferentes níveis de intensidade de ataque da ferrugem asiática na cultura da soja.
Fotos: Carolina Cardoso Deuner, Gustavo Visintin e Giovani Pastre
(grupocultivar.com.br)
Um ponto importante a destacar, é que essa doença ataca a soja causando um rápido amarelecimento, que evolui para uma possível desfolha. Quanto mais cedo ocorre a desfolha, menor será o tamanho dos grãos e com isso, maior será também a perda de produtividade e qualidade. Em casos de danos mais severos, quando a doença ataca a planta na fase de formação de vagens, elas podem chegar a serem abortadas, causando impactos ainda mais negativos ao produtor.
Veja a seguir algumas representações da ferrugem asiática:
Fotos: Carolina Cardoso Deuner, Gustavo Visintin e Giovani Pastre
(grupocultivar.com.br)
CICLO DE VIDA DA DOENÇA
(Fonte: Reis e Carmona em ResearchGate)
COMO COMBATER/CONTROLAR ESSA DOENÇA?
Combater e controlar a ferrugem asiática não é uma tarefa simples. Existe um conjunto de medidas que o produtor deve seguir para que seja evitar o seu surgimento e também o seu controle caso já esteja presente na lavoura. A seguir listaremos as principais técnicas utilizadas para se combater essa doença:
- VAZIO SANITÁRIO = essa é uma medida extremamente importante. Consiste num período de 60 a 90 dias sem o plantio de soja ou plantas que também podem ser contaminadas pela ferrugem. Esse tempo é necessário para que diminua a sobrevivência e a quantidade de esporos do patógeno.
- SEMEADURA NO INÍCIO DO PERÍODO RECOMENDADO= pode parecer simples, mas essa é uma medida imprescindível para se evitar o ataque da ferrugem. E caso sua lavoura sofra o ataque, a planta já vai estar em um estágio mais avançado de desenvolvimento e com isso sofrerá menos os impactos da doença.
- MONITORAMENTO = monitorar e observar a lavoura para averiguar se a doença está presente nas plantas é fundamental. Além disso, caso esteja presente, é ideal para definir o momento certo do controle.
- CONTROLE QUÍMICO = consiste na utilização de fungicidas que possuem ação direta contra o patógeno, quebrando o seu ciclo de reprodução e matando os organismos presentes nas plantas.
- CULTIVARES RESISTENTES/TOLERANTES = é uma medida preventiva, que consiste na utilização de cultivares que apresentarão menor susceptibilidade contra a doença.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após todas essas informações mencionadas acima, fica nítida a grande capacidade destrutiva da ferrugem asiática na cultura da soja. O seu controle é uma prática fundamental e extremamente necessária para qualquer produtor dessa cultura. Ignorar a presença dessa doença, ou realizar um controle tardio pode ser uma medida altamente perigosa para a produtividade e a qualidade dos grãos produzidos, diminuindo o retorno financeiro do produtor e causando impactos em sua propriedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGROLINK – FERRUGEM ASIÁTICA – DISPONÍVEL EM https://www.agrolink.com.br/problemas/ferrugem-asiatica_2241.html ACESSO EM 01/07/2020.
DEUNER, C. C; et al. – CONTROLE QUÍMICO NA FERRUGEM ASIÁTICA EM SOJA – DISPONÍVEL EM https://www.grupocultivar.com.br/artigos/controle-quimico-da-ferrugem-asiatica-em-soja ACESSO EM 01/07/2020
FERRUGEM ASIÁTICA – DISPONÍVEL EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrugem_asi%C3%A1tica ACESSO EM 01/07/2020
CHINELATO, G. – 6 DICAS PARA COMBATER DE VEZ A FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA – DISPONÍVEL EM https://blog.aegro.com.br/ferrugem-asiatica-da-soja/ ACESSO EM 01/07/2020