Cecília Donata Silva de Oliveira
Imagem de Wolfgang Ehrecke por Pixabay
BEZERRAS LEITEIRAS
A criação de bezerras é o primeiro passo para inserção na atividade leiteira, devidos cuidados no manejo, higienização, e alimentação dos animais devem ser adotados como rotina na propriedade, usualmente é notório que maior atenção é dada para os animais de lactantes, porém para sucesso na atividade boas práticas devem ser adotadas também na criação de bezerras e novilhas, ao qual os animais darão sequência ao processo produtivo, condições inadequadas para o desenvolvimento de bezerras pode refletir ao longo da vida produtiva da vaca.
Além dos cuidados que devemos ter com a higiene das instalações, cura de umbigo, fornecer uma alimentação adequada desde os dias iniciais da vida de bezerras, pode garantir maior desenvolvimento ruminal e minimizar o impacto ao desaleitamento. Ao nascimento o sistema digestivo das bezerras não se encontra completamente desenvolvido, o processo de desenvolvimento se da ao longo das semanas subsequentes, o principal desenvolvimento ocorre no rúmen; durante o desenvolvimento será estabelecida a microbiota, aumento de tamanho do rúmen e o epitélio que o reveste sofrerá transformações para maior absorção dos nutrientes.
O desenvolvimento é estimulado pela utilização dos nutrientes no trato digestivo, portanto práticas como colostragem e aleitamento são consideradas fundamentais, tanto para a passagem de imunidade quanto para desenvolvimento, associado a estas práticas utilizar alimentos concentrados auxilia no desenvolvimento do trato digestivo do animal, nos dias iniciais a ingestão de concentrado pode ser pequena aumentando gradativamente no decorrer dos dias. De duas a três semanas iniciais o leite ingerido pelo animal é digerido, sendo a principal fonte de energia para mantença e crescimento, a partir deste período inicia-se a transição até o desaleitamento e os carboidratos vindo da utilização de alimentos concentrados tornam-se responsáveis para o aumento do rúmen, desenvolvimento e diversificação da microbiota que são responsáveis pela produção de ácidos graxos voláteis estimulando o desenvolvimento do epitélio ao serem absorvidos, e são uma importante fonte de energia para os bezerras, a proteína microbiana passa a contribuir para atendimento das exigências de proteína.
Com o exposto acima o desenvolvimento do trato digestivo do animal, devem ser estimulados desde a primeira semana de vida (três a quatro dias de idade), o aumento do consumo do concentrado é gradativo e ocorre o período de adaptação de bezerras a dieta concentrada durante o período de aleitamento, com isso obteremos mudanças morfológicas satisfatórias no sistema digestivo estimulando o desenvolvimento o crescimento, o tamanho das papilas e a sua função de absorção, garantindo também que as bezerras ao serem desaleitadas sejam capazes de ingerir quantidades adequadas de alimentos.
O concentrado fornecido as bezerras devem atender alguns critérios como possuir boa palatabilidade, textura adequada, neste contexto da-se preferência a partículas grosseiras pois o concentrado moído com partículas finas não estimula a ruminação dos animais, aumenta perdas, e pode auxiliar no desenvolvimento de pneumonia, o mesmo deve possuir um balanço adequado entre os nutrientes.
Tabela 1: Médias dos consumos diários de concentrado, ganho de peso diário e conversão alimentar no período de aleitamento.
Concentrado
Item | Farelado | Peletizado |
Ganho de peso diário (Kg/dia) | 0,56 | 0,57 |
Conversão alimentar | 2,48 | 2,99 |
Consumo (Kg/dia) | 0,77 | 0,96 |
Fonte: Adaptado de Gonçalves Neto et al. (2008).
Água
De nada adiantaria todos os cuidados com a alimentação, manejo e bem estar de bezerras leiteiras, se a água disponível não for de boa qualidade, para o desenvolvimento adequado e utilização eficiente do concentrado disponibilizado, a água fornecida deve ser limpa e fresca, o crescimento da microbiota do rúmen requer água em quantidade suficiente, o consumo de água e de alimento estão diretamente associados, portanto, fornecer água de qualidade, com a limpeza continua de caixa d’água, bebedouros e baldes onde a mesma é armazenada e fornecida é essencial para manter a ingestão constante e adequada, com isso obteremos um bom consumo de alimento, desenvolvimento do animal e redução dos riscos de doenças.
Referências:
- Souza. Flávia. M. MANEJO ALIMENTAR DO NASCIMENTO AO DESALEITAMENTO DE FÊMEAS BOVINAS LEITEIRAS. Revisão apresentada ao Curso de Pós-Graduação da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás.
- CRIAÇÃO DE BEZERRAS LEITEIRAS. Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Veterinária Fundação de Estudo e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia – FEPMVZ Editora Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais – CRMV-MG