Gabriel Castillo
Universidade Federal de Lavras-3rlab
Nas décadas de 1950 a 1970 a Revolução Verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola por meio de desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização e utilização de maquinário. Dessa maneira, intensificou-se o uso de fertilizantes químicos. Entretanto os pequenos e médios produtores tiveram a condição financeira como impedimento na adoção desta prática.
Dessa maneira, muitos encontraram solução na prática de compostagem. Prática que utiliza materiais nutritivos presente nos resíduos da agropecuária, tais como: dejetos de animais, restos culturais, palhas e resíduos agroindustriais. Estes quando bem manejados, podem suprir e gerar inúmeros benefícios, podendo reduzir significativamente a demanda de insumos químicos (industrializados), reduzindo de maneira expressiva os custos de produção, sem afetar o solo. A compostagem por meio de um processo biológico transforma a matéria orgânica crua em substâncias húmicas, estabilizadas e com características diferentes das iniciais (figura 1).
Figura 1- Composto pronto para utilização.
No processo de compostagem, os organismos que irão realizar a biodigestão têm seu metabolismo favorecido pelo balanço da relação carbono/nitrogênio nos componentes iniciais, matérias primas. Esta fermentação pode ser do tipo aeróbica (presença de O2) ou anaeróbica (ausência de O2). Sabe-se que o tipo de fermentação mais adequada e simples é a aeróbica, e esta será tratada nos artigos a respeito da compostagem, sendo esta caracterizada pela elevação da temperatura e por gases inodoros (CO2).
Os produtos do processo são: gás carbônico, calor, água e matéria orgânica “compostada”. Este composto fica “pronto”, geralmente, no prazo de 90 dias e é rico em nutrientes minerais como: N, P, K, Ca, Mg, S em maior parte; e em menor parte Fe, Zn, Cu, Mn. Entretanto, os nutrientes do composto são relacionados aos matérias utilizados como matéria prima.
Fontes de material para compostagem, tamanho das partículas e relação C/N
De maneira geral, todos os materiais de origem animal e/ou vegetal podem ser utilizados na compostagem. Genericamente, os materiais vegetais frescos (verdes) tendem a ser mais ricos em nitrogênio do que os materiais secos.
Desse modo, os materiais a serem utilizados na compostagem podem ser agrupados de duas formas: os ricos em carbono e os ricos em nitrogênio. Dentre os materiais ricos em C podemos citar os materiais lenhosos, as podas de jardins, folhas, palhas, fenos e galhos e dentre os materiais ricos em N podemos citar folhas verdes, e principalmente estercos animais, camas de frango, chorume e entre outros. Os materiais a serem compostados não devem conter vidros, plásticos, tintas, óleos, metais, pedras e entre outros. A seguir, uma tabela com diversos resíduos que podem ser utilizados na compostagem e seus principais constituintes (tabela 1).
Tabela 1- Compostos que podem ser utilizados para compostagem.
Como foi citada acima, a relação C/N é um ponto importante na escolha dos materiais a serem utilizados. A relação C/N deve ser em torno de 30/1 inicial, e deve ser calculada, por meio de cálculo simples, utilizando todos os compostos iniciais. Outro ponto importante na utilização dos materiais é o tamanho das partículas. O ideal são as partículas que não tenham dimensões superiores a três cm de diâmetro. Sabe-se que quanto menor o tamanho das partículas maior é a sua superfície de contato, sendo então mas fácil o ataque microbiano.
Principais benefícios da compostagem:
- Aumento dos teores de matéria orgânica;
- Aumento da capacidade de infiltração de água, diminuindo as perdas de solo com erosão;
- Melhora a estrutura do solo;
- Fornece nutrientes, diminuindo os custos com fertilizantes químicos;
- Aumenta a retenção de água;
- Aumenta a CTC do solo;
- Ativa a vida no solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos;
- Dificulta a germinação de sementes invasoras;
- Mantém a temperatura do solo;
- Aumento da sustentabilidade rural.
No próximo artigo, iremos abordar os principais cuidados com o local onde será realizado a compostagem: umidade, temperatura e aeração do composto.