Giane Lima Nepomuceno
Universidade Federal de Lavras – 3rlab
O Compost Barn (figura 1) é um sistema composto basicamente por uma grande área de cama comum (área de descanso) para vacas leiteiras, revestidas com uma cama de serragem, maravalha, casca de arroz, casca de amendoim, etc.. Esta fica separada do corredor de alimentação ou cocho por um beiral de concreto. Este tipo de instalação é muito utilizado nos Estados Unidos e implantado recentemente no Brasil. O diferencial deste sistema é a compostagem que ocorre ao longo do tempo com o material da cama e a matéria orgânica dos dejetos dos animais. Fácil manejo, movimentação da cama duas vezes ao dia e esta deve ser trocada uma vez ao ano. O principal objetivo é proporcionar aos animais um local confortável e seco durante todo o ano. Alguns produtores que utilizam o sistema relatam inúmeras melhorias como: maior conforto para as vacas, vacas mais limpas, redução de problemas de sanidade do casco e perna, melhora na qualidade do leite com a diminuição da contagem de células somáticas, aumento da detecção de cio, aumento na produção de leite, menor odor e incidência de moscas, além de melhores condições de trabalho aos produtores. Esse fato pode ser explicado tanto pela redução de mastite ambiental pela redução da carga microbiana na cama, melhoria da condição de higiene das vacas antes da ordenha, quanto pela melhoria no sistema imune das vacas promovida pelo ambiente mais confortável.
Figura 1 – Compost Barn
O processo de compostagem produz dióxido de carbono (CO2), água e calor a partir da fermentação aeróbia da matéria orgânica. No Compost Barn, as fezes e urina das vacas fornecem os nutrientes essenciais (carbono, nitrogênio, água e microrganismos) necessários para que ocorra o processo de compostagem. O oxigênio usado na compostagem é proveniente da aeração diária que deve ser realizada na cama. O sucesso do processo de compostagem depende da manutenção de níveis adequados de oxigênio, água, temperatura, quantidade de matéria orgânica e atividade dos microrganismos, que produzem calor suficiente para secar o material e reduzir a população de microrganismos patogênicos. Para que esse processo ocorra, a temperatura da cama deve variar de 54˚C a 65˚C a 30 cm da superfície da cama. O Compost Barn é um investimento que pode ser revertido ao produtor com a oportunidade de mais uma renda através da venda do composto orgânico gerado pela cama, tratando-se de um adubo de excelente qualidade. É importante lembrar, que o Compost Barn, assim como todo sistema de confinamento, exige cuidados e a observação de orientações técnicas para que sejam obtidos resultados positivos do ponto de visto produtivo e econômico.
2 Comments
GOSTARTIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇOES TECNICAS SOBRE A COMPOSTAGEM , COMO O ESPAÇO POR UA E TIPO DE MATERIAL A SER UTILISADO.
OBRIGADO.
DEHON.
Dehon,
Envie sua pergunta para: tecnico@3rlab.com.br